Servidores do Hospital Municipal recebem qualificação para atendimento de casos de ISTs

Em paralelo ao enfrentamento à pandemia da COVID-19, a Prefeitura de Hortolândia investe no aperfeiçoamento constante dos servidores da saúde para atender com qualidade outras demandas importantes de pacientes da cidade. Para melhorar o atendimento a casos de ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), a Secretaria de Saúde realizou uma atividade de qualificação sobre manejo da PEP (Profilaxia Pós-Exposição ao HIV, vírus causador da AIDS) para profissionais do Hospital Municipal Mario Covas, nesta sexta-feira (20/08). Participaram cerca de 30 profissionais e técnicos de enfermagem do hospital.

A qualificação foi ministrada pela equipe do CEI (Centro Especializado em Infectologia), antigo Amdah (Ambulatório Municipal de DSTs/Aids de Hortolândia). O órgão, vinculado à Secretaria de Saúde, é a unidade de referência no município para acompanhamento e tratamento de pacientes com hepatites virais e ISTs.

De acordo com a coordenadora do órgão, Sandra Duarte, a qualificação mostrou como deve ser feita a PEP, que consiste na oferta de medicamentos para pessoas que tiveram relação sexual sem proteção. A medicação deve ser tomada durante 28 dias. Inicialmente, o hospital atende esses pacientes e os encaminha para o CEI, que faz o acompanhamento dos pacientes por seis meses. De acordo com a coordenadora, cerca de 70 pacientes recebem acompanhamento do órgão. A Secretaria de Saúde realizará outra qualificação sobre o tema nesta sexta-feira (27/08), também para profissionais do hospital.