Ponte da rua Flamboyant receberá pintura especial contra vandalismo

Substância cria película que permite remoção de pichações com limpeza simples

A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Obras, utilizará na obra da ponte da rua Flamboyant, no Parque dos Pinheiros, uma pintura especial, com uma substância que evita prejuízos causados por vandalismo. A tinta possui uma película protetora, que possibilita a remoção de pichações por meio de limpeza simples. A mesma tinta foi usada na Ponte Estaiada e no Viaduto do Jardim Sumarezinho. A construção da ponte está na etapa final. Assim que a parte estrutural for concluída, com a pavimentação do trecho e a colocação de gradil na passagem de pedestres, a ponte receberá a pintura.

“Algumas de nossas obras são vandalizadas antes mesmo da entrega. Prédios e estruturas recebem investimentos e ficam bonitas, mas logo estão manchadas pelas pichações. Esta tinta é uma alternativa pois, apesar de não evitar o vandalismo, é um meio de remover a pichação com maior facilidade, sem necessidade de nova pintura”, disse o secretário de Obras, Ronaldo Alves dos Reis.

Nesta terça-feira (24/06), o prefeito Antonio Meira visitou a obra da ponte. A ponte em construção terá acesso por meio da Rua Flamboyant, em frente ao Plantão Policial do município, no Parque dos Pinheiros, seguindo até a rua Cerejeiras, no Jardim Carmem Cristina. A estrutura terá 63,30 metros de extensão por seis metros de largura, com via para veículos e calçada para pedestres.

Sistema viário

Com a entrega da ponte prevista para as próximas semanas, a Prefeitura pretende oferecer mais uma opção de acesso aos motoristas que utilizam as vias daquela região. Motoristas que seguem no sentido da avenida da Emancipação / Carmem Cristina poderão acessar a ponte para o trajeto. No sentido contrário, quem vem da região do Carmem Cristina continuará utilizando o acesso atual à avenida da Emancipação ou ao Centro, próximo do Posto Ilha.

Hoje, o acesso nos dois sentidos acontece por esta ponte, uma pista simples onde o fluxo de veículos é ordenado por semáforos. O trecho já apresenta congestionamentos em horários de pico, o que indica a necessidade de mais acessos entre os bairros. A obra proporcionará, além de um trajeto mais curto, a fluidez do tráfego, já que, por meio da rotatória, não será preciso organizar o trânsito com semáforos ou pontos de parada. Neste trecho, após a inauguração da ponte, o sentido de direção será exclusivamente no sentido bairro/Centro.

Para complementar o sistema viário, a Prefeitura irá implantar uma rotatória no final da rua Cerejeiras. Com isso, o acesso será facilitado também para os bairros próximos do Jardim Carmem Cristina, como Jardim Nova Europa e Jardim Novo Ângulo.

“A Mobilidade Urbana é prioridade no nosso governo. Com esta nova ponte, vamos oferecer mais uma opção aos motoristas, que poderão trafegar tanto pela estrutura antiga quanto por esta nova via, que será aberta nos próximos meses. Nossos projetos de abertura de novas ruas, construção de pontes e outros investimentos em mobilidade asseguram o direito de ir e vir das pessoas. À medida que nossa cidade cresce, avançamos também na abertura de novos caminhos”, destacou Meira.