Jardim Amanda e Parque Orestes Ôngaro recebem Arrastão contra dengue neste final de semana (07 e 08/06)

Jardim Amanda e Parque Orestes Ôngaro recebem  Arrastão contra dengue neste final de semana (07 e 08/06)

Agentes do Centro de Controle de Zoonoses farão vistoria nas casas e orientarão a população sobre  doença

Neste final de semana, a Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Saúde – Atenção Básica e Especializada, realiza o Arrastão de Combate à Dengue nos bairros Jardim Amanda e Parque Orestes Ôngaro. A ação ocorrerá das 8h às 16h, no sábado (07/06), e das 8h às 12h, no domingo (08/06).

Durante a vistoria nos imóveis, os agentes do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) combatem criadouros do mosquito transmissor da dengue, Aedes aegypti, e orientam a população sobre como evitar a doença. A ação será realizada em parceria com a Secretaria de Serviços Urbanos. Equipes do CCZ  recolherão materiais que provocam o acumulo de água. Um caminhão será utilizado para recolher pneus, vasos, garrafas e outros recipientes. Os agentes distribuirão panfletos informativos de combate à dengue.

Cuidado Diário

A ação “casa a casa” é outra estratégia para o combate à dengue, além do Arrastão contra a doença. Diariamente, das 8h às 17h, agentes do CCZ verificam as casas da população, em todos os bairros, para orientar os moradores e eliminar focos do mosquito. Em locais onde há maior quantidade de casos de pessoas infectadas, a Prefeitura realiza também a nebulização.

Cuidados

Diversos cuidados devem ser tomados pela população para evitar a doença, como, por exemplo, a limpeza de quintais e terrenos baldios, para que não haja objetos que possam acumular água. Além disso, as caixas d’água devem estar bem fechadas e as calhas precisam de limpeza periódica. Os pratos sob os vasos de plantas também exigem atenção: para evitar que o mosquito deposite seus ovos no local, encha-os com areia, ou retire-os, eliminando, assim, um possível local para o acúmulo de água.

Números da Dengue

Hortolândia registra, nesta quinta-feira (05/06), 796 casos positivos de dengue.