Prefeitura solicita mudanças na sinalização do trevo de acesso à SP-101

Alteração na localização dos sinais de “pare” garantirão segurança e fluidez ao trânsito

O prefeito Antonio Meira solicitou à concessionária Rodovias do Tietê, que administra a SP-101, que a sinalização de trânsito no viaduto Olívio Franceschini, localizado no trevo de acesso da avenida da Emancipação à SP-101, próximo da empresa farmacêutica EMS, seja remodelada. O encontro entre Meira e Sebastião Ricardo Carvalho Martins, presidente da concessionária, aconteceu na última quarta-feira (28/05), na capital paulista. A medida garantirá maior fluidez ao tráfego, já que os carros que saem de Hortolândia e acessam o viaduto antes de entrar na SP-101 não precisarão mais parar no cruzamento.

Atualmente, a pintura de solo e as placas instaladas nos acessos do viaduto priorizam os veículos das vias com menor tráfego. Mesmo com a entrega da obra da alça de acesso, congestionamentos se formam na saída da cidade, já que os veículos precisam parar no cruzamento do viaduto. Além disso, um sinal de “pare” próximo da entrada do Jardim Terras de Santo Antônio fica no meio da rotatória, o que pode causar acidentes.

De acordo com o secretário de Planejamento Urbano, Marcelo Zanibon, o objetivo é facilitar o trânsito nos sentidos com maior fluxo de veículos. “O presidente da concessionária sinalizou a possibilidade de readequar a sinalização, o que dará mais segurança aos motoristas, além de agilizar o tráfego na entrada e saída da cidade”, explicou o secretário.

A ideia é que os veículos que seguem pela avenida da Emancipação passem direto no cruzamento com o viaduto. Com isso, a sinalização de “pare” será para os veículos que descem o viaduto, no sentido Monte Mor. Logo à frente, a mesma situação se repete: os carros que vão no sentido Campinas poderão avançar pelo cruzamento, enquanto os veículos que vem de Campinas e entram no viaduto pela SP-101 param. Na saída do cruzamento, a preferencial é para quem segue pela rotatória, enquanto os veículos que saem do Jardim Terras de Santo Antônio aguardam no “pare”.

Outra possibilidade de mudança é quanto aos veículos que vão do viaduto no sentido Monte Mor. “Uma opção é que o acesso direto pelo trevo seja fechado. Com isso, todos os carros vão entrar na avenida da Emancipação. Quem for para Monte Mor, fará o primeiro retorno”, explicou Zanibon.

“A concessionária informou que fará, nesta semana, uma vistoria no local para avaliar a possibilidade destas mudanças. Mas acreditamos que nossa solicitação será acatada”, avaliou o secretário.