II Seminário de Desenvolvimento Econômico de Hortolândia começa nesta quinta-feira (29/05)

Serão dois dias de debates com o tema “Políticas Públicas para Micro e Pequenos Empreendedores; confira local e horários

A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo, organiza o II Seminário de Desenvolvimento Econômico, nesta quinta e sexta-feira (29 e 30/05), na Câmara Municipal da cidade, localizada na Rua Joseph Paul Julien Burlandy, 250, no Parque Gabriel. A abertura do evento contará com a presença do Prefeito Antonio Meira e de secretários municipais.

O tema desta edição será “Políticas Públicas para Micro e Pequenas Empresas”, e vai discutir novas alternativas para incentivar este setor comercial no município. Para receber um convite, basta enviar um email para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. . A recepção dos convidados começa às 18 horas, e as palestras vão das 19 às 22 horas.

O primeiro dia de debates abordará formas de como as MPEs (Micro e Pequenas Empresas) podem vender produtos e serviços para empresas de grande porte e o poder público, com palestras de José Carlos Cavalcante, gerente regional do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), e de José Henrique Toledo Correa, vice-diretor da divisão de Campinas da CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo).

No segundo dia, a analista de negócios do SEBRAE, Elita Azevedo Arruda Guerreiro, vai explicar o conceito de associativismo, quando empresas do mesmo ramo formam uma aliança para vender ou comprar em conjunto. Logo após, o consultor de políticas públicas do SEBRAE, Julio Cezar Durante, vai tratar sobre compras públicas (Veja programação completa abaixo).

Para o secretário de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo de Hortolândia, Dimas Correa Pádua, o tema deste ano ressalta a importância do crescimento econômico com inclusão. “Procuramos consolidar o círculo virtuoso da economia no município, incentivando a produtividade, não apenas das grandes empresas, mas também das micro e pequenas”, afirma.

Quinta (29/05)

18h – Credenciamento

19h – Abertura:

Prefeito Antonio Meira

Secretário de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo - Dimas Corrêa Pádua

Vice Prefeita e Secretária de Governo Renata Belufe

Painel 1

19h30 – Tema: Como o Micro e Pequeno Empreendedor pode fornecer para o Poder Público

Palestrante: José Carlos Cavalcante – Gerente Regional do SEBRAE-SP

Painel 2

20h10 – Tema: Como as Empresas de Micro e Pequeno Porte podem fornecer para as de Grande Porte:

Palestrante: José Henrique Toledo Correa – Diretor Estadual de Produtos e Serviços CIESP e Vice-Diretor CIESP Campinas.

21h - Coffee Break

Sexta (30/05)

18h - Recepção

19h – Workshop sobre Associativismo – Projeto Empreender Com a Analista de Negócios SEBRAE-SP: Elita Azevedo Arruda Guerreiro