Com um mês de operação, Câmeras de monitoramento inteligentes recuperaram nove veículos roubados e furtados

Equipamentos instalados nas entradas e saídas de Hortolândia fazem vigilância 24h

Instaladas há um mês nas entradas e saídas da cidade as 27 câmeras inteligentes com leitores OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres), que fazem leitura instantânea das placas de veículos roubados e furtados que circulam pelo município recuperaram nove veículos do município. A sede da Central de Monitoramento fica instalada na Guarda Municipal, onde GMs (Guardas Municipais) estão conectados ao sistema 24h. O modo de acionamento é através do alarme na Central, que direciona a viatura da GM mais próxima da ocorrência.

A última ocorrência aconteceu nesta quarta-feira (21/05), às 14h45, no Jardim Rosolen. Quando ocorreu o acionamento na central, a GM lançou a placa do veículo na rede e  informou à Polícia Militar de Campinas, que ,por meio da integração do sistema OCR, conseguiram recuperar o veículo, que foi direcionado ao Pátio de Hortolândia.

Segundo o secretário de Segurança, Marcelo Borges, a principal finalidade do sistema é verificar a situação de veículos suspeitos nas vias. “As câmeras, que estão instaladas nas entradas e saídas da cidade, não multam. O resultado, em um mês de operação do sistema, é muito positivo, reduzindo o índice de roubos e furtos, além de não permitir que o município seja rota de fuga de veículos ilícitos. Esta é uma ação para ampliar a segurança e proteger as famílias de Hortolândia”, destacou Borges.

Os equipamentos foram instalados pela Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Segurança, em parceria com a Agemcap (Agência Metropolitana de Campinas) que investiu R$ 550 mil. A contrapartida da Administração é de R$ 824 mil. Os equipamentos, instalados em 14 de abril, passaram um mês em fase de teste gradativo. Todos os pontos funcionam oficialmente desde o dia 14 deste mês.