Audiência Pública discute retomada das obras do Corredor Metropolitano

EMTU apresenta sugestões de mudanças nos acessos; traçado permanece o mesmo

A Prefeitura de Hortolândia realizará, nesta sexta-feira (23/05), audiência pública para discutir a retomada das obras do Corredor Metropolitano Noroeste. O debate acontece, na Câmara Municipal, às 19h. Para o evento, foram convidados o secretário de transportes do estado, Jurandir Fernandes, o presidente da EMTU (Empresa Metropolitana de Transporte Urbano), Joaquim Lopes, além de representantes da concessionária Rodovias do Tietê, do DER (Departamento de Estradas de Rodagem) e da Artesp (Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo). Foram convidados, ainda, representantes públicos das cidades que compreendem o traçado do Corredor Metropolitano Noroeste: Campinas, Sumaré, Nova Odessa, Santa Bárbara d’Oeste e Americana.

De acordo com o secretário de Planejamento Urbano de Hortolândia, Marcelo Zanibon, a audiência será uma oportunidade para que a EMTU, responsável pela continuidade das obras, apresente os detalhes do projeto que restam ser executado, incluindo o trecho de Hortolândia. “Apresentamos um projeto à EMTU, mas a empresa sugeriu algumas alterações, como rotatórias e dispositivos de acesso. Por isso, vamos conhecer as propostas e discutir se aprovamos estas mudanças”, enfatizou Zanibon.

O traçado do Corredor Metropolitano segue desde Americana até Campinas. No trajeto de Hortolândia, a parte que deve ser finalizada inclui a ligação do Terminal Metropolitano, no Jardim Amanda, até Sumaré, pela avenida Rebouças, além das obras a partir da avenida Olívio Franceschini, no sentido Campinas. Nesta última etapa, o Corredor será interligado à Ponte Estaiada por meio de um cruzamento na altura da avenida da Emancipação.

Da ponte, o trajeto prossegue pela rua Antônio Costa dos Santos, no Jardim Nova América, até o entroncamento com a Rodovia Jornalista Francisco Aguirre de Proença (SP-101), na altura do Jardim Nossa Senhora de Fátima. A partir daí, a proposta é que a concessionária Rodovias do Tietê crie um dispositivo de acesso à Rodovia.

O projeto básico deste traçado foi elaborado pela Prefeitura, que encaminhou a documentação para análise da EMTU, responsável por licitar a obra. O Estado informou que já realizou a pré-qualificação para escolha da empresa responsável pela continuidade do Corredor Metropolitano.