Guarda Municipal registra primeira apreensão de veículo irregular com auxílio das câmeras inteligentes

Após acionamento do alarme na Central de Monitoramento, viatura foi direcionada  para recolher  veículo fruto de roubo

A GM (Guarda Municipal), órgão da Secretaria de Segurança da Prefeitura de Hortolândia, registrou a primeira apreensão de veículo irregular com auxílio das câmeras com  leitores OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres). O fato aconteceu no Jardim Rosolen, na última sexta-feira (02/05), por volta das 20h. Após o acionamento do alarme na Central de Monitoramento instalada na sede da GM, o veículo, fruto de roubo, foi acompanhado por viatura da GM. Os assaltantes fugiram, após abandonar o veículo, que foi recuperado e encaminhado ao pátio para vistoria.

Os 27 equipamentos de monitoramento, instalados nas entradas e saídas do município,  estão em fase de teste do sistema. Cerca de 30 GMs recebem uma capacitação para acompanhamento da Central de Monitoramento. As câmeras inteligentes vão vigiar a cidade 24 horas/dia.

O investimento para a aquisição, feito pela  Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas), é de R$ 550 mil. A contrapartida da Administração é de R$ 300 mil.

O secretário de Segurança, Marcelo Borges, afirma que as câmeras vão aumentar a sensação de segurança dos munícipes, além de auxiliar o trabalho conjunto da GM e Polícia Militar. “A partir da segunda quinzena deste mês, as 27 câmeras inteligentes entram completamente em operação, permitindo agilidade no fluxo de informações e eliminação de trabalhos redundantes”, destaca Borges.