Consumo consciente de recursos naturais é tema de ação educativa da Prefeitura

Equipe de Educação Ambiental retomou, nesta segunda-feira (06/05), trabalho de orientação e sensibilização de servidores municipais de Hortolândia

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável retomou, na manhã desta segunda-feira (06/05), a ação educativa focada no consumo consciente de recursos naturais, realizada periodicamente junto aos servidores públicos municipais de Hortolândia desde 2021. A roda de conversa, realizada na Sala Ecológica do Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang, no Jd. Nossa Senhora de Fátima, reuniu 21 pessoas da própria Secretaria, mobilizando a Equipe Operacional e as de Educação Ambiental e Fiscalização. O objetivo do encontro foi debater sobre o uso racional de água e energia nos espaços públicos.

“O objetivo da atividade é sensibilizar e conscientizar todos os colaboradores que se utilizam dos recursos em suas repartições de trabalho. Falamos sobre a importância de combater tais desperdícios, por meio de pequenas atitudes e mudanças de hábitos, para que mantenham o cuidado de verificar luzes acesas, computadores ligados, observem eventuais vazamentos em torneiras, vasos sanitários, entre outros, solicitando manutenção imediatamente. A ideia é que todos compartilhem com seus familiares o que assimilaram,  gerando uma mudança em pequenas ações do cotidiano que, corrigidas, podem ser muito úteis ao meio ambiente, gerando uma economia doméstica significativa”, explicou o diretor de Educação Ambiental, Ricardo Zanoni.

Ainda de acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a iniciativa acontecerá em todos os órgãos públicos até o final de junho. A medida atende às exigências do TCE (Tribunal de Contas do Estado), do Programa Município VerdeAzul e da Lei Orgânica do Município - 3157/2015.