Prefeitura realiza ação educativa sobre descarte correto de resíduos orgânicos

Após reclamação feita à Secretaria de Meio Ambiente, agentes da Prefeitura foram ao Jardim Santa Clara do Lago para orientar comunidade sobre o tema

Agentes ambientais da Prefeitura de Hortolândia realizaram ação educativa, com foco no descarte correto de resíduos orgânicos, no Jd. Santa Clara do Lago II. A ação aconteceu, na manhã desta quarta-feira (03/04), após reclamação feita à Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, sobre descarte incorreto de resíduos que vinha ocorrendo nas proximidades do OAPE (Observatório Ambiental Parque Escola), órgão da Administração Municipal.

A ação pontual, envolvendo servidores dos departamentos de Educação Ambiental e de Fiscalização Ambiental, buscou sensibilizar e orientar comerciantes, vizinhos do OAPE e demais moradores da região sobre a importância de fazer o descarte correto de resíduos orgânicos na lixeira de modo a evitar vazamentos e facilitar o trabalho dos coletores. Quando o resíduo molhado é misturado aos secos, itens que poderiam ser reciclados ou reutilizados são considerados contaminados e não podem ser reaproveitados, tornando-se inservíveis e descartados como orgânicos. Esta prática indevida da destinação de resíduos sobrecarrega o trabalho de coleta e pode causar sérios problemas ao meio ambiente e à saúde pública.

Na avaliação dos agentes ambientais, ações educativas deste tipo, já realizadas em diversos bairros, têm dado resultados positivos, reduzindo os casos de descarte irregular em Hortolândia.

Além de realizar a coleta domiciliar e periódica de resíduos orgânicos, a Prefeitura também faz coleta seletiva, porta a porta, e disponibiliza equipamentos de descarte voluntário e gratuito de material reaproveitável. São os LEVs (Locais de Entrega Voluntária) e os PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de entulho e outros materiais recicláveis). Locais, horários de funcionamento e tipo de material a ser descartado em cada um deles estão disponíveis neste link.