Equipes da Prefeitura retiram lixo e entulho descartados irregularmente em área pública no Pq. Orestes Ôngaro

Poda do mato e limpeza também foram concluídas em diversos espaços de diferentes regiões da cidade

O descarte irregular de lixo e entulho em áreas públicas é crime ambiental em Hortolândia e, para evitar esta situação, a Prefeitura disponibiliza 13 PEV’s (Pontos de Entrega Voluntária) em todas as regiões da cidade para o descarte regular e gratuito. Nesta semana, equipes da Administração Municipal retiraram materiais descartados irregularmente em uma área pública no Parque Orestes Ôngaro. Além disso, a poda do mato e a limpeza também acontecem em espaços públicos da região Central, região do Jardim Nossa Senhora de Fátima, além do Jardim Amanda e do canteiro central no Corredor Metropolitano.

Mantenha a cidade limpa

A Prefeitura de Hortolândia oferece PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de entulho e outros materiais recicláveis) para que a população possa realizar o descarte correto de resíduos reaproveitáveis, tais como entulhos de construção, plástico PET, isopor, sofás, colchões velhos e aparelhos eletrônicos (televisão, computador, ventilador, entre outros). A lista completa de PEVs está disponível no site oficial da Prefeitura, por meio deste LINK.

“Fazer o descarte correto evita enchentes e alagamentos, principalmente no período chuvoso. Também é essencial que as pessoas não descartem material sólido em vasos sanitários para evitar que as tubulações se rompam, causando buracos e erosões nas vias públicas”, explica Panício.

A colaboração ativa dos moradores também é importante para denunciar qualquer tipo de ação irregular por meio do aplicativo do programa Agenda Verde, disponível gratuitamente para download nas plataformas Google Play e App Store.

Para coibir essa prática, a lei municipal Nº 873, de 2001 (Código de Posturas), prevê a aplicação de multas para o descarte irregular de resíduos em vias e áreas públicas. Os valores das penalidades variam de 25 a 10.000 UFMH (Unidade Fiscal Municipal de Hortolândia). No caso do descarte irregular em terrenos particulares, a multa também varia de 25 a 10.000 UFM.

Todo o conjunto de ações que reforça a zeladoria em Hortolândia faz parte do Novo PIC(Programa de Incentivo ao Crescimento). O Novo PIC contempla diversos serviços que, juntos, irão contribuir com o desenvolvimento inteligente e sustentável da cidade nos próximos anos.