Boleto de pagamento à vista do IPTU com 5% de desconto vence nesta sexta-feira (08/03)

Na mesma data, também vence o pagamento da primeira parcela do imposto, em Hortolândia

Quem mora em Hortolândia e prefere pagar o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) à vista, por causa do desconto de 5% sobre o valor total, precisa estar atento à data de vencimento da cota única, que cai nesta sexta-feira (08/03). Esta também é a data de vencimento da primeira parcela para o contribuinte que pretende pagar o imposto de forma fracionada, mês a mês.

Neste ano, a Prefeitura emitiu 88.823 carnês, que chegaram à casa dos munícipes, via Correios, na segunda quinzena de fevereiro. Porém, o contribuinte que ainda não tem o documento em mãos pode acessar este link, disponibilizado pela Secretaria de Finanças, e imprimir, sem custos adicionais, a 2ª via do documento. Paga a primeira cota no dia oito de março, as outras parcelas vencerão no dia 10 de cada mês. A quantidade de parcelas vai depender do valor total a ser pago, sendo o valor mínimo de cada uma equivalente a 20 UFMHs (unidades fiscais do município de Hortolândia) – R$ R$ 90,77.

O total do IPTU lançado em 2024 é de aproximadamente R$ 94 milhões. Segundo dados da Secretaria de Finanças, em 2023, 31.109 dos 94.924 lançamentos de carnê foram pagos em cota única. Deste modo, a expectativa da Administração Municipal é, em 2024, no mínimo, repetir essa marca.

“Com desconto à vista, existe a expectativa de termos um grande volume. Nos dois primeiros meses do ano de 2024, arrecadamos mais de R$ 8,2 milhões de IPTU. No mês de março, esperamos ter uma arrecadação na casa de R$ 27.500 milhões em cota única, superando os quase R$ 25 milhões de 2023 pagos em cota única. Nos primeiros três meses, poderemos arrecadar algo em torno de R$ 36 milhões de receitas referentes ao IPTU”, avalia o diretor Tributário, José Alex Soares.

O secretário de Finanças, Antonio Agnelo Bonadio, explica a relevância do IPTU para o Executivo Municipal.

“Uma parte desses recursos compõe os investimentos obrigatórios que o município tem que fazer na Educação, que é de no mínimo 25%, e na Saúde, que é de no mínimo de 15%. O restante dos recursos arrecadados pela Prefeitura com esses impostos é destinado para investimentos em serviços públicos e em obras que beneficiam toda a população, como as de infraestrutura urbana”, informa o gestor.