Projeto de mapeamento genético começa a coletar amostras de voluntários no CCMI Remanso

Equipes do projeto “Gen-t do Brasil” iniciarão cadastros dos voluntários nos dias 4 e 5 dezembro; coletas serão realizadas entre os dias 6 a 9

Que tal realizar exames de sangue de rotina e, ainda, contribuir para um estudo de mapeamento genético da população brasileira? Esse é o convite do projeto “Gen-t do Brasil”, que realiza mais uma edição de coleta de sangue em Hortolândia. A startup inicia, nesta segunda e terça-feira (04 e 05/12), das 8h às 17h, o atendimento presencial para cadastro e preenchimento dos dados dos voluntários interessados. O mesmo cadastro poderá ser preenchido, no entanto, de maneira on-line, por meio deste LINK. Já nos dias 6, 7, 8 e 9 de dezembro, das 7h15 às 10h45, o público poderá realizar o exame de sangue e ter a pressão arterial aferida. A ação, que conta com o apoio da Prefeitura de Hortolândia, acontecerá no CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade) do Remanso Campineiro, localizado na Rua Euclides Pires de Assis, 200, na região central.

O projeto “Gen-t do Brasil” nasceu com objetivo de contribuir com a medicina de precisão ao explorar os estudos sobre as variações genéticas presentes na população brasileira, já que boa parte do banco de dados genômico mundial provém das populações brancas da Europa e dos Estados Unidos. Para tanto, a startup pretende sequenciar o genoma de 200 mil brasileiros. Em Hortolândia, a ação teve início em agosto deste ano, com as coletas nas UBSs (Unidade Básica de Saúde) Amanda I e da Dom Bruno Gamberini. Em novembro, as coletas foram realizada no espaço Viva Mais. De acordo com a startup, desde que ação foi iniciada no município, mais de 2.500 amostras foram coletadas.

Embora seja possível realizar o cadastro de maneira on-line, o atendimento presencial para preenchimento das informações pessoais, nesta segunda e terça-feira (04 e 05/12), pretende auxiliar os participantes que tenham dificuldade em utilizar dispositivos móveis ou não tenham acesso à internet, sobretudo aos idosos. Já a coleta programa para o dia 09 de dezembro busca facilitar a participação dos servidores públicos e trabalhadores no geral ao promover ação no sábado.

Para participar do estudo, os voluntários deverão ser brasileiros, ter 18 anos ou mais e estar em jejum há pelo menos 8 horas. Além disso, os interessados deverão preencher um questionário sobre sua saúde, apresentar um documento de identidade com foto e assinar um termo de consentimento, autorizando a coleta de sangue para fins científicos. A startup “Gen-t” do Brasil é a responsável por coletar as amostrar, divulgar os exames e realizar os estudos genéticos, sendo que a Prefeitura de Hortolândia colabora com a ação com a cessão dos prédios públicos. Os dados genéticos coletados serão mantidos sob sigilos pelo projeto.

Além de contribuir para o enriquecimento das pesquisas científicas na área da genética no Brasil, os participantes terão a oportunidade, ao participar da ação, de realizar exames de rotina importantes para monitorar a saúde. A coleta contempla exames de hemograma completo, avaliação de colesterol, exames para diabetes, triglicérides, creatina, PCR (Reação em cadeia da Polimerase) e hemoglobina glicada. A triagem também realizará a aferição de pressão arterial e cálculo do IMC (Índice de Massa Corporal). Após a análise laboratorial para obtenção do DNA, os participantes receberão o resultado dos exames por e-mail e SMS.

As coletas dos dados genéticos serão utilizadas em pesquisas na área da medicina de precisão, conhecida popularmente como “medicina do futuro”. Com os avanços nos estudos sobre sequenciamento de DNA, a pesquisa pretende facilitar a identificação de fatores mais comuns para o surgimento de doenças como a diabetes ou Alzheimer. Ao alinhar os dados genéticos com os estudos já realizados pela medicina tradicional, o projeto “Gen-t do Brasil” espera contribuir para o desenvolvimento de remédios e tratamentos mais eficientes de acordo com o perfil genético das diferentes etnias que formam a população brasileira.

Coleta de Sangue e aferição de pressão arterial

Realização: Projeto “Gen-t do Brasil”

Cadastro on-line: por meio deste LINK

Cadastro Presencial: 4 e 5 de dezembro (das 8h às 17h)