Servidores da Saúde recebem treinamento em atendimento humanizado

HumanizaSUS busca efetivar os princípios do SUS no cotidiano das práticas de atenção e gestão na área da saúde

Servidores públicos da área da saúde iniciaram, nessa terça-feira (05/09), o HumanizaSUS, programa de capacitação e qualificação em atendimento humanizado. Promovido por meio da Secretaria de Saúde com apoio do Conselho Municipal da Saúde, o treinamento é voltado, inicialmente, a servidores que atuam na recepção do público e usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) do Município.

Dividido em dez encontros semanais, a capacitação está alinhada com a PNH (Política Nacional de Humanização) utilizada pelo SUS como forma de qualificar a saúde pública e incentivar a troca solidária entre gestores, trabalhadores e usuários do sistema de saúde pública. No primeiro e último encontro, as cinco turmas participantes da qualificação realizarão o treinamento de forma presencial, na Câmara Municipal de Hortolândia. Já nos demais encontros, o treinamento será on-line, por meio de uma plataforma desenvolvida pela empresa de consultoria contratada para ministrar o curso. A previsão de encerramento da qualificação está prevista para novembro deste ano.

O coordenador geral da atenção básica e especializada da Secretaria de Saúde, Dr. Leandro da Silva Severino, explica o propósito do treinamento. “O objetivo é criar ferramentas e mecanismos de humanização ao atendimento ao munícipe por parte dos trabalhadores e gestores da área da saúde”, encerra Leandro da Silva.