Prefeitura de Hortolândia lança Núcleo Educacional Multiprofissional

Grupo multriprofissional atuará na prevenção e combate à violência infantil no ambiente escolar

A Prefeitura de Hortolândia inaugurou, nesta quinta-feira (31/08), o Núcleo Educacional Multiprofissional do município. Formada por profissionais de educação, psicologia e serviços sociais, o núcleo auxiliará os casos de situação de violência contra crianças e adolescentes reportados pelas escolas da rede municipal de ensino e pelas unidades contratadas pelo Programa “Bolsa Creche”. Realizada no Centro de Formação Paulo Freire, no Remanso Campineiro, a cerimônia de inauguração do programa reuniu autoridades do governo, a Comissão Intersetorial de Proteção à Criança e Adolescente de Hortolândia, a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), o Fundo Social de Solidariedade, além de profissionais de ensino.

O prefeito de Hortolândia, José Nazareno Zezé Gomes, exaltou os esforços permanentes dos órgãos municipais no combate e prevenção contra a violência infantil. “É um orgulho muito grande saber que Hortolândia compõe um grupo muito seleto de municípios que possuem uma rede fortalecida de proteção e amparo às crianças e adolescentes. Discutir esse tema é muito difícil, dolorido, mas extremamente necessário. Assim temos feito diariamente nas pautas que levantamos na Secretaria de Educação, porque é necessário termos um olhar atento e cuidadoso às nossas crianças. Por isso, gostaria de parabenizar primeiramente os professores, pois é a partir do trabalho diário deles nas escolas que a proteção das nossas crianças e adolescentes começa. A ações de combate à violência infantil já acontecem há anos em Hortolândia e, sem dúvidas, a criação desse núcleo vai fortalecer ainda mais essa rede de proteção”, afirma Zezé Gomes.

Regulamentada pela lei federal 13.935, de 2019, a criação do Núcleo Educacional Multidisciplinar de Hortolândia busca oferecer atendimentos de psicologia e serviços sociais a crianças e adolescentes matriculadas na rede municipal de ensino. Alinhado com o projeto político-pedagógico da rede pública de ensino de Hortolândia, o núcleo desenvolverá ações para melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem, além de identificar e prevenir casos de violência e vulnerabilidade no ambiente escolar. Em ação conjunta com as secretarias de Saúde, Segurança Pública, Inclusão e Desenvolvimento Social e com o Departamento de Direitos Humanos, da Secretaria de Governo, e o Conselho Tutelar, o Núcleo Educacional Multidisciplinar receberá os casos de violência reportados pelas escolas e realizará o contato de autoridades e órgãos que integram a rede de proteção às crianças e adolescentes da cidade.

Para o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Gomes de Moraes, a prestação de atendimento psicossocial no ambiente escolar é fundamental para identificar sinais de violência contra crianças e adolescentes. “A Secretaria de Educação sonhava há muito tempo com esse momento. Todas essas frentes de combate a qualquer ato de violência a crianças e adolescentes sempre estiveram como pilares das Políticas Públicas da Educação em Hortolândia. As próprias regulações de educação preconizam essa proteção no ambiente escolar. Quando falamos em estender a rede de proteção, entendemos que a criação desse Núcleo Escolar Multiprofissional vai acolher os 26 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino, crianças entre 0 a 12 anos de idade. É no chão de escola, no cotidiano do ambiente escolar, que surgem os primeiros sinais de abuso ou violência contra as crianças e adolescentes, seja pelo aparecimento de uma cicatriz, a mudança de comportamento ou um sorriso que deixou de existir. A criação desse núcleo colabora para uma prática já há muito praticada pelos profissionais de ensino de Hortolândia, que é enxergar as crianças e adolescentes na totalidade”, finaliza.