Espaço Viva Mais de Hortolândia recebe campanha Agosto Lilás

Durante ação, mulheres assistiram à palestra “vire a página, e escreva uma nova história”

O Departamento da Mulher realizou, nesta sexta-feira (25/08), uma palestra em alusão à campanha “Agosto Lilás”, no Espaço Viva Mais, órgão vinculado à Secretaria de Governo. O encontro compõe a série de atividades realizadas pelo Departamento da Mulher durante o mês temático que alude à prevenção, combate e conscientização sobre a violência contra a mulher.

“Você não está sozinha”. Em um canto, um quadro emoldurado com madeira maciça anunciava o propósito da ação realizada com as mulheres do Programa “Viva Mais”. A obra de arte, de autoria de um artista plástico de Hortolândia, apresentava uma árvore frondosa, mas sem frutos. Assim que as mulheres foram preenchendo o saguão central do Espaço Viva Mais, a árvore foi ganhando frutas, pintadas a partir dos indicadores e polegares das participantes, com a tinta cor lilás especialmente posicionada ao lado da pintura. Para o Departamento da Mulher de Hortolândia, as inúmeras ações promovidas em diferentes regiões da cidade, em virtude da campanha “Agosto Lilás”, servem para elucidar a rede de apoio disponível ao público feminino, sobretudo à parcela das mulheres em situação de violência e vulnerabilidade.

Presente no encontro, o prefeito de Hortolândia, José Nazareno Zezé Gomes, avaliou a criação de equipamentos públicos, em Hortolândia, para o combate e enfrentamento da violência contra a mulher. “O enfrentamento da violência contra as mulheres só é possível com o envolvimento do Poder Público como um todo, porque juntos podemos ser mais fortes e fazer mais pelas mulheres. Em Hortolândia, nós tínhamos um sonho antigo de proteger e cuidar das nossas mulheres. Por isso, criamos o Centro de Referência e Atendimento à Mulher (CRAM), a Delegacia da Mulher e, agora, o Departamento da Mulher. Eu percebo que o Viva Mais acolhe muito bem as mulheres. Nosso compromisso é continuar oferecendo os equipamentos públicos para acolher e cuidar das pessoas, de todas as idades, de todos os segmentos. Uma cidade inteligente e sustentável significa, também, prevenir e enfrentar a violência contra as mulheres”, encerra Zezé Gomes.

Durante o “Agosto Lilás”, o Departamento da Mulher de Hortolândia mobiliza 70 atividades em espaços públicos espalhados por todas as regiões da cidade. São palestras, rodas de conversas, blitz e panfletagem com pedestres e motoristas que têm a finalidade de sensibilizar o público sobre a importância do tema que debate, conscientiza e combate a violência contra a mulher. Para a diretora do Departamento da Mulher, Josefa Teixeira, esse tipo de encontro empodera, fortalece e encoraja as mulheres a enfrentarem a violência doméstica. “Meu coração se entristece, estremece, quando tenho que lembrar que mulheres e meninas morrem diariamente simplesmente por serem mulheres. Mas esse tema triste, que parece tão distante, é extremamente necessário de ser debatido. Nosso desejo aqui, hoje, é empoderar as mulheres para que elas tomem a decisão de denunciar casos de violência e ajudem a reduzir as estatísticas sobre violência contra as mulheres. Nós convidamos a essas mulheres do Viva Mais, mulheres saudáveis, com longevidade, a virarem a página e também escreverem uma nova história, sendo multiplicadoras dessa mensagem, para ajudar mulheres em situação de violências física, psicológica, sexual, moral ou patrimonial. Nós não podemos mais aceitar nenhum tipo de violência contra as mulheres”, comenta Josefa.

O secretário de Governo de Hortolândia, Carlos Augusto César, o Cafú, destaca o compromisso da Administração Pública Municipal em fortalecer a rede de acolhimento às mulheres do município. “Durante este mês, enfatizamos a campanha ‘Agosto Lilás’, que discute e enfrenta a violência contra a mulher. Mas é necessário sabermos que o enfrentamento desse problema necessita ser discutido o ano todo. Por isso, a Secretaria de Governo deu voz às mulheres ao criar o Departamento da Mulher em Hortolândia. É uma forma de acolher, cuidar e dar um olhar atento às mulheres da nossa cidade”, finaliza Cafú.

O Programa Viva Mais de Hortolândia promove uma série de atividades com pessoas de várias idades. A proposta do órgão é oferecer atividades recreativas como forma de criar condições para o cultivo de um estilo de vida saudável e com longevidade. No espaço, são realizadas atividades como ginástica, zumba, dança de salão e flashback, yoga, liang gong, aulas de balé e de violão, artesanato, além das terapias integrativas do tipo auricular e reflexologia podal. O coordenador do Espaço Viva Mais, Cléuzer Marques de Lima, o John Lennon, destaca a importância de prevenir os casos de violência contra o público feminino. “A prevenção da violência contra a mulher começa justamente nos espaços de acolhimento, ao oferecer atividades culturais, de lazer e atendimento em saúde. É necessário atender as mulheres de todas as idades com excelência. O Programa Viva Mais é um espaço de cultura, lazer, mas, também, de formação”, explica Lennon.

Você pode consultar a programação completa da campanha “Agosto Lilás” em Hortolândia clicando neste LINK.