Central de Monitoramento de Hortolândia agora conta com presença da GM 24 horas/dia

Atuação da corporação na unidade de monitoramento em tempo integral colaborou para rastrear veículo roubado e identificar uso de cerol

Fazer de Hortolândia uma cidade mais tranquila, segura e agradável para todos viverem. Com este objetivo, a Administração Municipal lança mão de tecnologia avançada e aposta em servidores capacitados para aprimorar a prestação de serviços públicos. É assim na área de segurança, que a partir desta quinta-feira (03/08), passou a contar com a presença permanente da GM (Guarda Municipal) na Central de Monitoramento da Prefeitura.

Graças a este reforço na equipe de vigilância, 24 horas/dia, é que foi possível fazer flagrantes importantes, como a identificação de um veículo roubado circulando pela região entre o Jardim Nova Europa e o Jardim Sumarezinho, por volta das 19h30 desta quinta-feira. Uma viatura da GM foi rapidamente acionada e conseguiu localizar o automóvel, porém o condutor não obedeceu à ordem de parada feita pela equipe feminina da GM, acelerou, percorrendo ruas movimentadas e colocando pessoas em risco até perder o controle da direção e colidir perto de um condomínio. Neste momento, foi possível abordar a dupla e levá-la à 1º DP (Delegacia de Polícia). Lá, houve registro do Boletim de Ocorrência e, por determinação do delegado plantonista, os dois jovens, de 16 e 17 anos, foram detidos e colocados à disposição da Justiça.

“A recuperação dos veículos é graças ao sistema de câmeras OCR, de leitura de caracteres, utilizado pela Guarda Municipal. Quando a vítima tem o veículo furtado ou roubado, liga nos telefones da Guarda Municipal 153 ou 08000 111 580 e nós cadastramos a placa. Assim que o veículo passa por um dos nossos pontos de monitoramento, soa um alarme e passamos a acompanhá-lo, direcionando a viatura mais próxima para a abordagem!”, explica o secretário Joldemar Nunes Corrêa, o Dr. Jold.

Além deste caso, segundo a Secretaria de Segurança, as câmeras da Central de Monitoramento estão sendo muito valiosas para a identificação de uso de cerol, mistura feita à base de cola e vidro moído, empregada na confecção de pipas ou papagaios e capaz de ferir o corpo de ciclistas, motociclistas e pedestres que entrem em contato com ela. Nos últimos 15 dias, foram lavradas 75 autuações por uso de cerol. Somente no final de semana passado, foram 42 as ocorrências.

"Cidade inteligente"

A Central de Monitoramento da Prefeitura é alimentada por 22 pontos de PTZ (Pan/Til/Zoom), câmeras giratórias capazes de atingir uma visão de praticamente 360°, formando o que os técnicos chamam de “muralha digital e inteligente” em Hortolândia. Além disso, elas são capazes de realizar zoom óptico de até 1 km com nitidez. Segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana, deste modo é possível detectar infrações no interior do veículo, como por exemplo, o uso do telefone celular na direção e a não utilização do cinto de segurança. No cado de motocicletas, observam a falta de capacete, as conversões proibidas ou a condução perigosa (empinando a moto).

Toda a fiscalização acontece com 84 faixas de rolamento monitoradas em toda a cidade. Associado ao sistema PTZ, há 37 pontos de câmeras com sistema OCR (Optical Character Recognition), que reconhece placas e características de veículos. Neste caso, os equipamentos auxiliam as forças de segurança, identificando veículos furtados e roubados. Essas câmeras funcionam como uma espécie de scanner, pois são capazes de fotografar, capturar, registrar e reconhecer caracteres dos veículos que passam nos pontos em que estão instaladas, enviando todas as informações, em tempo real, à Central de Monitoramento.

“Esse é mais um passo que a Prefeitura de Hortolândia está dando no sentido de garantir mais segurança para a nossa gente. Paralelo a isso, estamos cobrando o Governo do Estado no sentido de ampliar o efetivo da Polícia Militar e da Polícia Civil. A ação articulada de todas as forças contribui para o aumento da segurança”, afirma o prefeito José Nazareno Zezé Gomes.