Após apreensões, Hortolândia alerta sobre risco de venda e uso de cerol

Com a proximidade das férias escolares e a chegada dos tempos de ventos, Prefeitura alerta população sobre risco de acidentes e multa por fabricação e venda de pipas

A chegada do tempo dos ventos é como um convite para quem se diverte soltando pipas, nos céus das cidades brasileiras. Neste período, sobretudo em razão da proximidade das férias escolares, é grande a preocupação de agentes públicos com relação ao uso de cerol. A mistura feita à base de cola e vidro moído, capaz de cortar o fio de outra pipa no ar, pode atingir o corpo de ciclistas, motociclistas e pedestres que entrem em contato com ela. Pode ainda ferir os próprios brincantes, durante a confecção da arraia, produzindo lesões graves e mesmo fatais.

Em Hortolândia, a GM (Guarda Municipal) autuou, neste final de semana, no Jardim Amanda 2, uma pessoa por uso e um estabelecimento comercial, por venda de carretéis de linha para pipa feita com cerol. Todas as unidades com a substância cortante foram apreendidas. A multa a ser paga pelo dono do comércio é de R$ 1.228,23, o equivalente a 300 UFMHs (Unidades Fiscais do Município de Hortolândia).

Segundo a Secretaria de Segurança, já são três os flagrantes verificados neste ano, todos em junho. Em 2022, foram feitas 30 autuações deste tipo pela força de segurança da Prefeitura.

A multa por uso e comercialização de peças com cerol ficou mais alta, após a publicação da Lei 4.071, de 12/12/2022, que alterou a ementa e os arts. 1º e 3º da Lei nº 1.059, de 19 de abril de 2002. Ela está disponível na edição 1.734 do Diário Oficial Eletrônico. A multa, que era de R$ 100,00 em qualquer um dos casos, passou a ser de R$ 650,34, o equivalente a 150 UFHMs (Unidades Fiscais do Município de Hortolândia), para flagrantes por uso, e de R$ 1.300,68 (300 UFMHs), nos casos de fabricação e comercialização das pipas com substâncias cortantes. A UFMH hoje está fixada em 4,3356, como consta na Carta de Serviços da Prefeitura.  A mudança na lei visa prevenir acidentes e orientar a população a brincar de maneira segura.

“É necessário que as pessoas tenham consciência do perigo que o uso do cerol representa para toda a população e coloca em risco pedestres, ciclistas e motociclistas que circulam pela cidade, além da própria pessoa que está utilizando. Pode levar à morte. Brincar é muito bom, desde que seja em segurança”, ressalta a secretária-adjunta de Segurança, Adriana Carvalho.

Confira as recomendações para soltar pipa em segurança:

• Evite usar cerol ou outras misturas cortantes na linha da pipa;

• Procure um lugar seguro para brincar, longe da fiação da rede elétrica de alta tensão e mesmo dos canteiros centrais de avenidas, que oferecem risco de acidentes graves e atropelamentos;

• Ao soltar pipa, mantenha os pés firmes no chão, pois ao fazer isso em cima de muros, há risco de quedas geradas pelo vento forte e pela desatenção.