Grupo Trilha Sonora do Gueto se apresenta na batalha de rima da Prefeitura de Hortolândia

Evento acontecerá nesta terça-feira (08/08), às 18h, no Teatro Elizabeth Keller de Matos

Você tem a habilidade de criar versos de improviso? Então, aliste-se na “batalha” promovida pela Prefeitura de Hortolândia. Essa é uma batalha diferente das outras na qual todos se respeitam e não há mortos nem feridos. É o evento “Batalhas, Rimas e Conhecimento”, que acontece na terça-feira (08/08), às 18h, no Teatro Elizabeth Keller de Matos. O local fica dentro da Unidade Cultural Arlindo Zadi, localizada na rua Graciliano Ramos, 280, Jardim Amanda. Na edição desta terça-feira, a atração musical será o grupo Trilha Sonora do Gueto, liderado pelo rapper Kaskão (foto)

O Trilha Sonora do Gueto é um dos principais grupos de rap do Brasil. Foi formado por Kaskão (Djalma Oliveira Rios), em 1999. Desde então, já passou por várias mudanças de integrantes. A atual formação conta com Kaskão, seu filho Zekinha (Djalma Oliveira Rios Júnior) e DJ Soneka (Edson Pereira dos Santos). Um dos aspectos marcantes no trabalho do grupo é o uso da linguagem e gírias da periferia. O Trilha Sonora do Gueto já tem quatro discos lançados, sendo o mais recente “Du lixo au luxu”, de 2015.

Quem quiser participar da batalha de rima é só “colar” no local e fazer a inscrição até às 19h. Podem participar moradores de Hortolândia e região. O evento reserva no mínimo duas inscrições para mulheres. No total, serão 12 participantes, incluindo o vencedor da edição anterior.

Os participantes disputam dois rounds. Em cada round, cada rimador tem que improvisar dois versos por vez, somando um total de 16 versos. Em caso de empate, é disputado o terceiro round. Cada rimador improvisa dois blocos de quatro versos. Para esquentar o terceiro round, a organização do evento indica um tema de alguma área do conhecimento sobre o qual os rimadores terão que improvisar. Caso o empate persista, um jurado definirá quem será o vencedor da batalha.

A batalha tem regras. É proibido falar palavrões, insultar, fazer ofensas ou discriminação contra qualquer tipo de público (comunidades étnicas, público LGBTQIAPN+, mulheres, pessoas com deficiência (PCDs), entre outros). Também é terminantemente proibido aos participantes fazer uso de bebida alcóolica ou quaisquer entorpecentes durante a batalha.

As batalhas de rima surgiram praticamente junto com a cena de rap e hip hop nos Estados Unidos, nos anos de 1980. As batalhas se caracterizam pelo duelo entre MCs, que fazem rimas de improviso na hora.

Para estimular a arte da rima entre os jovens da cidade, a Prefeitura de Hortolândia começou a realizar a batalha de rima em 2022. Desde então, o evento já teve apresentações de artistas renomados, como o grupo Face da Morte, os rappers DBS Gordão Chefe e Dexter.