Jovens de Hortolândia se formam em curso de desenvolvimento de games

Curso voltado ao público infantojuvenil foi ofertado gratuitamente em parceria com o Fundo Social de Hortolândia

Crianças e adolescentes de Hortolândia finalizaram, nesta quarta-feira (19/07), o curso de desenvolvimento de games. A formação foi ofertada gratuitamente pelo Fundo Social de Solidariedade, órgão vinculado à Secretaria de Governo, em parceria com a Código Kid, unidade da Escola de Programação, Robótica e Tecnologia em Hortolândia. A cerimônia de entrega de certificados reuniu pais e alunos no Metropolitan Office Tower, no Pq. Gabriel.

Construir comandos básicos para o desenvolvimento de games utilizando linguagens de programação. Durante dois meses, quatorze alunos entre 7 a 15 anos aprenderam funcionalidades para a criação de jogos nas plataformas “Minecraft” e “Roblox”. O conteúdo programático do curso explorou temas como construção de cenários, técnicas de animações, criação de circuitos lógicos, além de estimular variáveis por erro e acerto a partir de operações matemáticas e programação nas linguagens Python e “Lua”. A proposta do curso foi apresentar as ferramentas básicas utilizadas pela indústria dos games, habilitandos os alunos a desenvolverem seus primeiros jogos.

A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Hortolândia, Maria dos Anjos, avalia os impactos da oferta de cursos voltados ao público infantil. “Tenho certeza de que esse curso agregou na vida dessas crianças. Depois dessa experiência, muitos deles até pensam em seguir na área de tecnologia, uma necessidade que vem crescendo no mercado de trabalho. Foi pensando nisso que o Fundo Social buscou essa parceria com a escola Código Kid. Nossa ideia é oferecer mais cursos para as crianças, porque, quanto mais cedo a pessoa começa a estudar, mais preparada ela estará para os desafios do futuro”, avalia Maria dos Anjos.

Para o menino Davi Stefanini, 9 anos, a participação no curso foi uma ótima oportunidade para aperfeiçoar os conhecimentos sobre o universo dos games. “Eu gostei do curso, foi muito educativo. Eu já sabia alguma coisa de ‘Roblox’, mas aqui consegui aprender coisas novas. O que eu mais gostei de fazer foi a programação. É difícil no começo, mas depois fui me acostumando”, comenta Davi, ao manifestar o interesse em continuar estudando programação.

Para a proprietária da escola Código Kid em Hortolândia, Vanessa Lauer, o contato com a linguagem de programação durante a infância pode influenciar as crianças na escolha dos caminhos profissionais que seguirão na fase adulta. “Nós fizemos várias aulas para adaptar cada um no seu próprio tempo. O professor preparou várias atividades práticas, em que os alunos puderam desenvolver a criatividade e a coordenação para usar o computador, já que a maioria está acostumada a usar apenas o celular. Por mais que eles sejam crianças, o contato com códigos de programação estimula o raciocínio lógico e desperta, em muitos dos alunos, o interesse em, no futuro, ser um programador, um desenvolvedor de softwares, criadores de games, trabalhar com tecnologia”, afirma. Ao final do curso, os alunos utilizaram as plataformas de games para criarem seus próprios jogos.

Estimular a formação profissionalizante de maneira gratuita é uma das ações promovidas pelo Fundo Social de Solidariedade de Hortolândia. Para tanto, o órgão da Secretaria de Governo firma parcerias com empresas e entidades da cidade. Neste ano, o Fundo Social ofertou gratuitamente cursos nas áreas de empreendedorismo, educação financeira, manicure e pedicure, artesanatos do tipo patchwork e patch aplique, auxiliar de RH, além das formações em operador de logística e açougueiro.