Batalha de rima de Hortolândia comemora 1º aniversário com desafio entre as duas maiores galeras da cidade

Evento da Prefeitura nesta terça-feira (11/07) terá batalha entre as turmas do Lago da Fé e do Jd. Minda e apresentação do rapper Crônica Mendes

As batalhas de rima se espalham por Hortolândia. Prova disso é o evento “Batalhas, Rimas e Conhecimento”, da Prefeitura, que faz o 1º aniversário. Para comemorar a data, a Secretaria de Cultura realiza uma edição especial, nesta terça-feira (11/07), às 18h, no Teatro Elizabeth Keller de Matos, que fica dentro da Unidade Cultural Arlindo Zadi, localizada na rua Graciliano Ramos, 280, Jardim Amanda.

A edição especial promoverá um desafio entre as galeras do Lago da Fé e do Jardim Minda, que são as duas maiores batalhas de rima do município. O sorteio de quem participará será feito na hora. Haverá premiação com troféus para o 1º e o 2º colocados.

Para animar ainda mais o público, haverá o pocket show do rapper Crônica Mendes (foto), que é o MC (mestre de cerimônia) oficial do evento. Nascido em Hortolândia, o artista iniciou sua carreira com o rapper brasiliense Gog, no anos 2000. Depois, Crônica criou o grupo A Família, que alcançou projeção nacional com as músicas “Castelo de madeira” e “Brinquedo assassino”. Desde 2013, segue em carreira solo. Crônica Mendes já fez trabalhos e parcerias com artistas de diferentes gêneros musicais, tais como Edi Rock (Racionais MC’s), O Teatro Mágico, Wilson Simoninha, dentre outros.

Em seu pocket show, Crônica Mendes receberá uma convidada especial, a cantora e compositora Jovem MK, que participou da 1ª edição do evento, no ano passado. A discotecagem ficará a cargo do DJ Romeu.

COMO É A BATALHA?

Os participantes disputam dois rounds. Em cada round, cada rimador tem que improvisar dois versos por vez, somando um total de 16 versos. Em caso de empate, é disputado o terceiro round. Cada rimador improvisa dois blocos de quatro versos. Para esquentar o terceiro round, a organização do evento indica um tema de alguma área do conhecimento sobre o qual os rimadores terão que improvisar. Caso o empate persista, um jurado definirá quem será o vencedor da batalha.

A batalha tem regras. É proibido falar palavrões e fazer ofensas, insulos ou discriminação contra qualquer tipo de público, incluindo comunidades étnicas, público LGBTQIAPN+, mulheres, pessoas com deficiência (PCDs), entre outros. Também é terminantemente proibido aos participantes fazer uso de bebida alcóolica ou quaisquer entorpecentes durante a batalha.

As batalhas de rima surgiram praticamente junto com a cena de rap e hip hop nos Estados Unidos, nos anos de 1980. As batalhas se caracterizam pelo duelo entre MCs, que fazem rimas de improviso na hora.

Para estimular a arte da rima entre os jovens da cidade, a Prefeitura de Hortolândia começou a promover o evento “Batalhas, Rimas e Conhecimento” em 2022. Desde então, o evento já teve apresentações de artistas renomados, como o grupo Face da Morte, os rappers DBS Gordão Chefe e Dexter.