Prefeitura de Hortolândia inicia construção de moradias no Jd. Monte Sinai

Empreendimento beneficia 152 famílias em situação irregular de habitação

O convênio firmado entre a Prefeitura de Hortolândia e a CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) do Estado de São Paulo inicia, nesta semana, a construção de 152 unidades habitacionais no Jd. Monte Sinai, região do Novo Europa. O empreendimento tem por finalidade viabilizar o processo de urbanização, regularização fundiária e recuperação ambiental no local ao realocar famílias que vivem em APP (Área de Preservação Permanente) para as novas moradias.

Assinado pela Prefeitura de Hortolândia e o Governo do Estado de São Paulo em meados do ano passado, o empreendimento para construção das moradias no Jd. Monte Sinai já concluiu as etapas da escolha do terreno, assim como os trabalhos de vistorias e análises para implantação das obras de infraestrutura e recuperação ambiental da área. Após a aprovação e licitação de todos os projetos para construção do conjunto habitacional, o empreendimento avançou para a etapa de execução das obras, cujo prazo máximo para conclusão está previsto para o segundo semestre do ano que vem. Atualmente, equipes realizam a terraplanagem da região a fim de retirar excessos de terra e nivelar o solo.

O Secretário de Habitação, Rogério Mion, explica que o local escolhido para a construção das moradias no Jd. Monte Sinai considerou a proximidade com o local de origem das famílias beneficiadas. “A grande marca do nosso governo é envolver todo o aparato técnico da Prefeitura em prol do cuidado e atenção às pessoas. Quando iniciamos os projetos de regularização da área, percebemos que seria importante não remover essas famílias para regiões distantes da cidade, já que as pessoas criam vínculos afetivos com o bairro, com os amigos, com a escola, com o mercado que frequentam. Hortolândia, mais uma vez, está fazendo história. Dessa vez, por viabilizar avanços em uma área ocupada irregularmente há mais de 20 anos. Esses apartamentos não simbolizam apenas 152 famílias, pois beneficiam, direta e indiretamente, mais de 600 famílias que serão impactadas pela correção dos problemas urbanísticos e ambientais do bairro e arredores. Caminhamos para a tão sonhada regularização fundiária das 440 famílias que moram no Jd. Monte Sinai”, concluiu Mion, ao comentar que esta é uma das últimas áreas de grande proporção a ser regularizada no município.

Além de remover famílias em situação irregular de habitação e viabilizar a recuperação urbanística do bairro, o projeto de construção das moradias permite, também, a recuperação ambiental de uma área de preservação permanente. Após a conclusão dos 152 apartamentos, as famílias que vivem no corredor verde de preservação ambiental serão removidas paras as habitações, quando, então, a Prefeitura de Hortolândia dará início às ações administrativas e projetos para a urbanização e regularização fundiária do bairro.