Canil da Guarda se apresenta na programação do “Hortolândia Protege”

Ação, na tarde desta quarta-feira (17/05), faz parte da programação que busca fortalecer a rede de proteção ao público infantojuvenil na cidade

Os cães Ozzy e Thor, integrantes do Canil da GM (Guarda Municipal) de Hortolândia, apresentaram-se, na tarde desta quarta-feira (17/05), no Shopping Hortolândia, no espaço destinado ao projeto “Hortolândia Protege - Minha Rede de Proteção” e à campanha “Maio Laranja”, de prevenção e combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Junto aos agentes tutores, os animais buscaram chamar a atenção dos presentes e sensibilizá-los quanto à importância de cuidar bem dos pequenos e jovens moradores do município.

Durante a ação, foram distribuídos panfletos sobre a ação do “Hortolândia Protege - Minha Rede de Proteção”, que integra o calendário oficial de aniversário de 32 anos da cidade. A ação é promovida pelo CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), com o apoio da Prefeitura, por meio da Comissão Intersetorial de Monitoramento do Plano Municipal de Enfrentamento às Violências, que reúne servidores de diversas secretarias municipais. O projeto está alinhado com o Plano Municipal Decenal de enfrentamento às violências e a Campanha “Faça Bonito”, anualmente realizada pelo Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e pela Rede ECPAT Brasil.

Em todo o Brasil, o 18 de maio tornou-se o “Dia Nacional de Combate à Violência e à Exploração Sexual Infantil”, após a aprovação do projeto de lei 9.970/2000. “A escolha se deve ao assassinato de Araceli, uma menina de oito anos que foi drogada, estuprada e morta por jovens de classe média alta, no dia 18 de maio de 1973, em Vitória (ES). Esse crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje permanece impune”, relembra informe publicado pelo Ministério do Desenvolvimento Social.

Hortolândia criou em setembro de 2021, por meio do Decreto Municipal nº 4866/2021, de 14/09/2021, o “Plano Municipal de Enfrentamento das Violências contra crianças e adolescentes” e outros dois documentos complementares: o “Diagnóstico Social da Infância e Juventude da Cidade de Hortolândia” e o “Fluxo Intersetorial de Atendimento às violências contra crianças e adolescentes”. Desde então, a Prefeitura tem realizado formações sobre o tema, voltadas ao funcionalismo público e também à sociedade civil.

“Apesar de 18 de maio ser uma data alusiva ao enfrentamento à violência sexual, esse enfrentamento tem que ser uma luta diária. Em nosso município, contamos com uma Rede de Proteção ao enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes. A Guarda Municipal integra essa Rede e todos os nossos profissionais estão aptos e qualificados a proteger e acolher a população hortolandense! O Canil da Guarda Municipal fez uma apresentação no Shopping de Hortolândia, pois estão acontecendo diversas atividades de conscientização e sensibilização esclarecimento, pois a prioridade para o nosso prefeito Zezé Gomes é proteger e acolher nossos munícipes, em especial as crianças e adolescentes”, afirma o secretário de Segurança, Joldemar Nunes Correa, o Dr. Jold.

Homenagem

Nesta sexta-feira (19/05), um tanque blindado Guarani estará em exposição no canteiro central da Avenida da Emancipação. O veículo ficará das 10h às 15h, na altura da sede da GM (Guarda Municipal), que está localizada na via marginal, a Rua Odenir Padovani, 260, no Residencial Maria de Lourdes. Segundo a Secretaria de Segurança, o veículo foi enviado pelo 28º Bl MEC (Batalhão de Infantaria Mecanizada de Campinas) para homenagear o aniversário da cidade.

Sobre o Canil da GM

O canil da GM Hortolândia foi criado no final de junho de 2020, fica na sede da corporação, no Residencial Maria de Lourdes, próximo à indústria farmacêutica EMS.

Quem precisar de serviços da Guarda Municipal poderá solicitá-los e também realizar denúncias, a qualquer hora do dia ou da noite, pelos telefones 153 ou 0800-111-580.