Patrulhamento da GM traz sensação de seguranças às escolas municipais de Hortolândia

Após casos de violência em escolas brasileiras, ação é realizada em esquema de rodízio nas 60 unidades da rede municipal de ensino

A fim de levar mais segurança à comunidade, sobretudo após os recentes episódios de violência contra as escolas brasileiras, a GM (Guarda Municipal) de Hortolândia realiza diariamente a ronda escolar. A medida atende à determinação do prefeito José Nazareno Zezé Gomes, de que fosse elaborado um plano de ação na área da segurança. O patrulhamento acontece, em esquema de rodízio, em todas as unidades escolares do Município, tanto nas entradas e saídas de crianças, quanto no entorno das unidades, ao longo do dia. Segundo a Secretaria de Segurança, as escolas estaduais existentes no município também estão sendo contempladas pelo patrulhamento feito pelos profissionais da GM, muito embora a responsabilidade neste caso seja do Estado.

Nesta quarta-feira (19/04), a GM, representada pela equipe do Canil, junto com os cães Ozzy e Thor, esteve no Jardim Sumarezinho, no início da tarde, e visitou duas escolas: a Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Dayla Cristina Souza de Amorim e a Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Jd. Sumarezinho.

A população aprova a presença da Guarda dentro e fora das escolas, sobretudo agora que se sente assustada com o que chega diariamente sobretudo pelas redes sociais, num misto de informação e “fake news” (falsos relatos).

“Aqui não aconteceu nada de mal, mas temos receio. É boa a convivência na escola. O mundo em que estamos não”, comenta a diarista Valéria Pereira dos Santos, mãe de Arthur, de 4 anos, estudante do Jardim 1, e Enzo, de 8 anos, aluno do 3º ano do Ensino Fundamental.

Outra mãe, a dona de casa Carlúcia Lina da Silva Alves, é mais enfática. “Gostaria que fosse assim diariamente. A educação aqui é ótima. Vimos a presença da GM ontem e hoje. Mas queremos mais, pelo bairro ser mais distante do centro”, afirma ela, que é mãe de Kariane, de 6 anos, estudante do Jardim 2.

O pequeno Samuel Felipe, de 4 anos, aluno do Jardim 2, também gostou da visita. “Eu me senti feliz, porque eles guardam a gente”, comentou o menino.

Segundo a diretora Fabiana Cristina Ribeiro dos Santos, da Emef Dayla, desde o início de abril os agentes de segurança estiveram na escola pelo menos cinco vezes, tanto nas entradas e saídas de alunos, quanto ao longo do dia.

“Nós sentimos mais segurança com eles aqui, como equipe e como comunidade. Por isso, exigem um período maior da GM na escola, sentem que precisam permanecer. Porém, é preciso dizer que a escola é um espaço de paz, amor, alegria e amizade. Nesta semana, fizemos diversos trabalhos mostrando a paz na escola, no dia do ‘Manifesto da Amorosidade’”, ressaltou a gestora.

A diretora da Emei Jd. Santiago, Elaine Paulino Marcelino, tem uma visão parecida. “Neste momento, a comunidade tem cobrado muito a presença da segurança da GM. É um anseio de todos, da equipe escolar. A presença deles abaixa a tensão, traz calma”, explica a pedagoga.

Segundo a Secretaria de Segurança, a presença da Guarda Municipal em todas as unidades da rede municipal de ensino e nas escolas estaduais faz parte da reformulação do Projeto “Bem Me Quer, Paz se Quer”. “O projeto estava voltado principalmente para uma faixa etária. Com as mudanças que estamos desenvolvendo, atenderá toda a comunidade escolar, garantindo a proximidade com a população e desenvolvendo atividades preventivas”, afirmou o secretário de Segurança, Joldemar Nunes Corrêa, o "Dr. Jold".

Sobre o “Bem Me Quer Paz Se Quer”

O “Bem Me Quer Paz Se Quer" é um projeto de promoção da cidadania, realizado pela Prefeitura de Hortolândia, que busca orientar e fortalecer a autoestima de centenas de estudantes matriculados no último ano do Ensino Fundamental 1, na rede municipal de ensino, para que saibam como lidar com temas delicados e graves da vida atual: o perigo das drogas, do uso do cerol, da prática de bullying e cyberbullying, a violência doméstica e a auto violência, festas “raves”, o hábito de beber e dirigir, dentre outros.Por meio de histórias e dinâmicas, os agentes de prevenção procuram, de maneira lúdica, fortalecer nos estudantes a autoestima, a busca por autoconhecimento, o respeito e a importância da família, fundamentais para o ingresso na adolescência e, posteriormente, na vida adulta, ao mesmo tempo em que abordam temas “delicados”. Apresentam aos alunos situações-problema para, a partir delas, despertar a responsabilidade pelas próprias escolhas e as inevitáveis consequências dos próprios atos, tanto no presente quanto no futuro.Ao todo, 2.750 alunos foram beneficiados pelo projeto, em 29 escolas municipais, em 2021.

Sobre o Canil da GM

O canil da GM Hortolândia foi criado no final de junho de 2020. Todos os cães foram doados à Prefeitura. O alojamento dos animais fica na sede da corporação, na Rua Odenir Padovani, 260, no Residencial Maria de Lourdes, próximo à indústria farmacêutica EMS. A equipe do Canil é formada por seis agentes treinados: quatro patrulheiros, um treinador e um coordenador.

Quem precisar de serviços da Guarda Municipal poderá solicitá-los e também realizar denúncias, a qualquer hora do dia ou da noite, pelos telefones 153 ou 0800-111-580.