2ª Pré-conferência de Cultura recebe propostas da população, nesta quinta-feira (11/05)

Evento será, às 19h, na EE Profa. Liomar Freitas Câmara, na Vila Real

O que deve ser feito na área de Cultura em Hortolândia nos próximos 10 anos? A Prefeitura quer ouvir as ideias e sugestões da população na 2ª Pré-Conferência de Cultura. O evento será na EE (Escola Estadual) Professora Liomar Freitas Câmara, às 19h, nesta quinta-feira (11/05). A escola está localizada na rua Édna Aparecida Pampa Fonseca, 29, Vila Real.

A pré-conferência é aberta para que os moradores apresentem propostas para a revisão do Plano Municipal de Cultura. No total, 10 pré-conferências serão promovidas pela Secretaria de Cultura, com apoio do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC). Algumas serão abertas para a população e outras serão fechadas (confira abaixo a programação).

Hortolândia instituiu o Plano Municipal de Cultura por meio da lei 2.830 de 2013. A lei determina que a cada 10 anos o plano deve passar por revisão. De acordo com a Secretaria de Cultura, a revisão é para atualizar as metas, o planejamento, o financiamento, bem como a participação da sociedade civil e a execução de ações do poder público na área da cultura da cidade na próxima década.

As sugestões feitas pela população nas 10 pré-conferências serão reunidas e discutidas na 4ª Conferência de Cultura, que acontecerá no dia 18 de junho, no Teatro Elizabeth Keller de Matos, no Jardim Amanda. A realização da conferência é determinada no Sistema Nacional de Cultura, do Ministério da Cultura, do qual Hortolândia é signatária desde 2011.

Além das pré-conferências, a população pode apresentar suas propostas no formulário eletrônico disponível no site Mapa da Cultura por meio deste LINK.

CONFERÊNCIA

De acordo com a Secretaria de Cultura, o município fará a conferência conforme calendário estipulado em âmbito nacional. A conferência visa ampliar o debate com a sociedade sobre o conceito de cultura como política pública, promover a avaliação do atual Plano Municipal, propor orientações para a criação de um novo plano e definir diretrizes prioritárias para garantir transversalidades nas políticas públicas de cultura.

O secretário-adjunto de Cultura, Claudinei Prazeres de Barros, ressalta a importância da participação popular nos eventos. “As pré-conferências são um importante instrumento para ouvirmos a população. É um espaço de debate entre o poder público e a sociedade, que é a grande beneficiária das políticas públicas a serem discutidas. Por meio desse debate estabelecemos juntos ações culturais mais democráticas e efetivas para o município”, ressalta o secretário-adjunto.

Para a integrante do CMPC, a professora de música Edilaine Silva, as pré-conferências são importantes para a população debater ideias e conhecer seus direitos na área de Cultura. “As pré-conferências são o momento de esclarecimento do direito cultural de cada munícipe. Elas promovem um bate-papo acolhedor de informações. Já para os fazedores culturais da cidade, são uma oportunidade para que eles se manifestem e falem de seu trabalho. Já o conselho, por sua vez, tem o papel de mostrar para a sociedade civil que a Secretaria de Cultura está aberta a receber propostas. Estou muito feliz por fazer parte desse momento, e aprendendo muito com os agentes responsáveis pelo setor cultural. Com essa aprendizagem consigo passar mais esclarecimentos para a população. Que o novo plano cultural tenha bons resultados para a próxima década”, destaca a conselheira.

EE Professora Liomar Freitas Câmara

r. Edna Aparecida Pampa Fonseca, 29, Vila Real

7h

EE Priscila Fernandes da Rocha