Servidores de EMEIEF recebem capacitação sobre como lidar com crianças com deficiência

Atividade foi ministrada nesta quarta-feira (03/05) de escola municipal do Parque Orestes Ôngaro

A Prefeitura de Hortolância continua a promover a inclusão de crianças com deficiência na rede municipal de ensino. O PADO (Programa de Atendimento Domiciliar), órgão da Secretaria de Saúde, realizou capacitação de servidores da EMEIEF (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Luiza Vitória Oliveira Cruz, no Parque Orestes Ôngaro, nesta quarta-feira (03/05). A atividade, voltada para a coordenação da escola, educadores, apoiadores e professores, foi sobre como atuar com crianças especiais ou com deficiência. A EMEIEF é a quarta unidade escolar do município a receber a matrícula de uma criança com deficiência que é acompanhada pelo PADO.

A coordenadora do órgão, Marieli de Oliveira Scarpim, explica que a capacitação foi para sensibilizar a equipe da escola para lidar com o aluno com deficiência matriculado. “O objetivo é orientar sobre como trabalhar com crianças especiais ou com deficiência. A ideia é quebrar o medo, as barreiras e desmitificar as ideias que as pessoas têm sobre essas crianças”, salienta Marieli.

A coordenadora ressalta que a convivência com outras crianças e com a equipe da escola pode ter efeitos positivos para a saúde da criança com deficiência ou especial. O PADO iniciou as capacitações para as equipes das escolas municipais com crianças com deficiência que são acompanhadas pelo órgão no ano passado. Além de promover a inclusão, a proposta desse trabalho é garantir o direito à educação das crianças com deficiência.