PADO de Hortolândia capacita servidores da Educação sobre transporte seguro de crianças com deficiência

Prefeitura ministrou formação para profissionais do serviço de transporte escolar adaptado, na manhã desta terça-feira (05/03)

Promover de forma segura a inclusão social de crianças com deficiência. Com essa proposta, o PADO (Programa de Atendimento Domiciliar) e a Central de Ambulâncias, ambos órgãos da Prefeitura de Hortolândia, ministraram uma capacitação para as equipes do serviço de transporte escolar adaptado da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, na manhã desta terça-feira (05/03).

A formação orientou os servidores sobre como fazer o transporte seguro de duas crianças com deficiência que são pacientes do PADO. Elas vão começar a frequentar escolas da rede municipal de educação. As duas crianças (um menino e uma menina) têm sete anos de idade, são cadeirantes e utilizam sonda de alimentação e dispositivo de traqueostomia, que auxilia na respiração.

O QUE É PADO?

O PADO é um programa da Secretaria de Saúde que realiza o atendimento e o acompanhamento domiciliar de pacientes (adultos, idosos e crianças) que utilizam algum tipo de dispositivo, têm dificuldade de locomoção e que vivem acamados. O programa tem equipe multidisciplinar, formada por profissionais de diferentes áreas médicas, como pediatria, fonoaudiologia, fisioterapia, nutrição, assistência social e enfermagem. Atualmente, o PADO atende 274 pacientes, dentre crianças, adultos e idosos.