Divulgada lista de isentos de pagar taxa de inscrição nos concursos da Prefeitura

Lista de pedidos de isenção foi publicada, nesta terça-feira (04/04), na edição 1822 do Diário Oficial Eletrônico de Hortolândia

A Prefeitura de Hortolândia divulgou a lista de pedidos de isenção do pagamento de taxa de inscrição para os concursos públicos 001 e 002/2023, abertos em março deste ano. A publicação pode ser conferida na edição 1822 do Diário Oficial Eletrônico do Município, desta terça-feira (04/04).

Segundo a Secretaria de Administração e Gestão de Pessoal, foram feitas 1.426 solicitações de isenção, das quais 592 foram deferidas e 834 indeferidas. De acordo com o edital de cada concurso, “não haverá recurso contra o indeferimento do requerimento de isenção da taxa de inscrição”. Neste caso, para ser considerado inscrito, o interessado deverá efetuar o pagamento da taxa para participar do certame.

Inscrições continuam

Interessados em prestar os concursos da Administração Municipal têm até às 23h59 do dia 17 abril para se inscrever. É o que está definido nos editais que regulamentam os certames. O primeiro, 001/2023, abriu 40 novas vagas para contratar médicos e profissionais da educação. Já o segundo, 002/2023, disponibiliza 30 vagas para guardas municipais. Ambos oferecem oportunidades para PCDs (Pessoas com Deficiência).

Foram disponibilizadas sete vagas para médicos, nas especialidades de dermatologista, gastroenterologista, ortopedista, pneumopediatra, psiquiatra infantil, reumatologista e urologista; 23 para professor – 15 da educação básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA-Educação de Jovens e Adultos) e as demais para outras especialidades (Educação Artística, Educação Especial, Educação Física, História, Língua Inglesa, Matemática, Música e Português); e 10 para Educadores Infantis (Agentes de Políticas Sociais). Ainda segundo o edital 001/2023, para o cargo de Ensino Médico Completo (Educador Infantil), a taxa de inscrição custa R$ 55,00; já para as demais, que exigem ensino superior completo, custa R$ 72,50. Os salários variam de R$ 2.294,38 (Agentes de Políticas Sociais) a R$ 8.312,24 (médicos). Entre os professores o vencimento muda conforme a jornada e a especialidade. Para os que atuarão na educação básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental ou EJA) será de R$ 3.498,03 por 24h/a e R$ 4.372,50 por 30h/a. Para quem atuar nas outras especialidades, vai de R$ 2.623,53 por 18 h/a a R$ 5.830,05 por 40 h/a. Além do salário, os cargos dão direito a benefícios como cesta básica, Plano de Saúde e vale-transporte.

Para o concurso da GM, as nove vagas para mulheres e 21 para homens são para a Especialidade 4ª classe. A taxa de inscrição é de R$ 63,25. É preciso ter ensino médio completo, CNH (Carteira Nacional de Habilitação) “B” ou superior e estatura mínima de 1,65 cm para ambos os sexos.

Na edição 1801 do Diário Oficial Eletrônico do Município, onde foram publicados os editais 001 e 002/2023, de abertura dos concursos, é possível obter outras informações.

As provas estão marcadas para maio deste ano e ficarão a cargo da SHDias Consultoria e Assessoria, empresa contratada pela Administração Municipal. As da área da saúde acontecerão primeiro, no dia sete; já as da educação no dia 21, em dois períodos.

Em maio de 2022, a Prefeitura anunciou a realização de seis concursos públicos e um processo seletivo para recompor quadros no Poder Executivo, preenchendo 446 vagas, 251 para cargos efetivos e 195 em caráter temporário. Estes concursos já foram homologados e os aprovados estão em fase de contratação pelo Executivo.