Inscrições para concursos da Prefeitura encerram-se no dia 17 de abril

Hortolândia lançou, neste mês, dois editais, um para contratar profissionais da educação e médicos, outro para recompor a Guarda Municipal

Interessados em prestar os concursos abertos pela Prefeitura de Hortolândia, no começo deste mês, precisam estar atentos à data limite para se inscrever. Elas se encerram às 23h59 da terceira segunda-feira de abril, que cai no dia 17. É o que estabelecem os editais 001 e 002/2023, que regulamentam os certames. O primeiro abriu 40 novas vagas para contratar médicos e profissionais da educação. Já o segundo disponibiliza 30 vagas para guardas municipais. Ambos oferecem oportunidades para PCDs (Pessoas com Deficiência).

Segundo a Secretaria de Administração e Gestão de Pessoal, até esta segunda-feira (27/03), havia 7.347 pré inscritos e 1.582 candidatos efetivamente inscritos no concurso 001/2023, sendo o mais procurado o cargo de Agente de Políticas Sociais (Educador Infantil). No concurso 002/2023, há 4.744 pré inscritos e 1.201 efetivamente inscritos, com maior procura para as vagas de GM masculino.

No edital 001/2023 foram abertas sete vagas para médicos, nas especialidades de dermatologista, gastroenterologista, ortopedista, pneumopediatra, psiquiatra infantil, reumatologista e urologista; 23 para professor – 15 da educação básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA-Educação de Jovens e Adultos) e as demais para outras especialidades (Educação Artística, Educação Especial, Educação Física, História, Língua Inglesa, Matemática, Música e Português); e 10 para Educadores Infantis (Agentes de Políticas Sociais). Para o cargo de Ensino Médico Completo (Educador Infantil) a taxa de inscrição custa R$ 55,00; já para as demais, que exigem ensino superior completo, custa R$ 72,50.

Os salários variam de R$ 2.294,38 (Agentes de Políticas Sociais) a R$ 8.312,24 (médicos). Entre os professores o vencimento muda conforme a jornada e a especialidade. Para os que atuarão na educação básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental ou EJA) será de R$ 3.498,03 por 24h/a e R$ 4.372,50 por 30h/a. Para quem atuar nas outras especialidades, vai de R$ 2.623,53 por 18 h/a a R$ 5.830,05 por 40 h/a. Além do salário, os cargos dão direito a benefícios como cesta básica, Plano de Saúde e vale-transporte.

Para o concurso da GM as vagas são para a Especialidade 4ª classe – nove para mulheres e 21 para homens. A taxa de inscrição é de R$ 63,25. É preciso ter ensino médio completo, CNH (Carteira Nacional de Habilitação) “B” ou superior e estatura mínima de 1,65 cm para ambos os sexos.

Outras informações podem ser obtidas na edição 1801 do Diário Oficial Eletrônico do Município, onde foram publicados os editais 001 e 002/2023, de abertura dos concursos.

As provas estão marcadas para maio deste ano e ficarão a cargo da SHDias Consultoria e Assessoria, empresa contratada pela Administração Municipal. As da área da saúde acontecerão primeiro, no dia sete; já as da educação no dia 21, em dois períodos.

Em maio de 2022, a Prefeitura anunciou a realização de seis concursos públicos e um processo seletivo para recompor quadros no Poder Executivo, preenchendo 446 vagas, 251 para cargos efetivos e 195 em caráter temporário. Estes concursos já foram homologados e os aprovados estão em fase de contratação pelo Executivo.