Sipat 2023 da Prefeitura se encerra com palestra sobre “Primeiros Socorros”

Equipe do Samu ensinou aos presentes a importância da informação e da atitude de agir a tempo

Informação e presteza ao agir para salvar uma vida. Esta é, em síntese, a mensagem passada pela equipe do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência)-Hortolândia aos cerca de 60 servidores que, na manhã desta sexta-feira (24/03), assistiram à palestra sobre “Primeiros Socorros”, realizada no corredor de entrada do Paço Municipal “Palácio das Águas”, no Remanso Campineiro. O evento encerrou um dos ciclos de atividades da Sipat 2023 (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho), promovida pelas Cipas (Comissões Internas de Prevenção de Acidentes) 2023-2024 da Prefeitura de Hortolândia, que, neste ano, tem como tema “Segurança é vida! Saúde mental e bem-estar no ambiente de trabalho”.

O tema foi abordado pelos enfermeiros Stefano Ferreira Chinatto e Jarbas Brugnerotto, com o apoio da coordenadora administrativa operacional Beatriz Varini e dos técnicos Gabriel de Oliveira e Sueli Maria Santos. A palestra mesclou informações sobre situações emergenciais, que oferecem risco de morte à vítima, a demonstrações sobre como proceder, em tempo hábil, tendo “atitudes que salvam vidas”, em casos de desmaios, convulsões, choque elétrico, hemorragias (perda ativa de sangue), engasgo e parada cardiorrespiratória, em adultos e crianças.

“Tenham atitude, não esperem. Tomem a posição de ajudar, sabendo ajudar, tendo treinamento para isso. Deixem de filmar e passem a agir para salvar vidas”, exortou Brugnerotto.

Para as servidoras da Secretaria de Obras, Sandra Conde e Sônia Zago, participar da palestra foi de grande valia.

“Eu me sinto mais preparada para ajudar o próximo. É muito importante. A gente é leigo em várias coisas. Aprender um pouco que seja consegue ajudar colegas que estejam em perigo”, afirmou Sandra, que é secretária do gabinete.

“É muito importante ter este conteúdo. Saber lidar com este tipo de situação, quando acontece numa fração de segundos. É muito importante, inclusive, ter acesso a este conteúdo desde o tempo de escola”, complementa Sônia, que é assessora.

Sipat para a Educação

A programação geral da Sipat 2023 encerrou-se nesta sexta. Porém o ciclo de atividades para os servidores da Educação continua. A programação, com palestras sobre a importância da saúde mental e bem-estar no ambiente de trabalho, é voltada a professores, diretores, assistentes de direção, coordenadores pedagógicos e educadores infantis, dentre outros. As atividades remotas acontecem por meio do Portal da Educação até o dia 19 de abril.

“A Sipat 2023, com o intuito de retomar a pauta saúde e segurança no local de trabalho, atingiu os objetivos. Conseguimos atrair a atenção dos companheiros de trabalho para situações que podem evitar acidentes e salvar vidas. Parabéns a todos os servidores, a Cipa é nossa! Contamos com todos para um ambiente saudável e seguro”, avalia o presidente da Cipa III (Demais Secretarias Municipais), Édson Ferraz.