Hortolândia emite Carteirinha para pacientes com Fibromialgia e Doença Inflamatória Intestinal

Documento deve ser solicitado na UBS (Unidade Básica de Saúde) de referência do paciente

Hortolândia trata com dignidade os pacientes. Uma prova disso é que a Prefeitura faz a emissão de carteirinha para pessoas diagnosticadas com Fibromialgia ou Doença Inflamatória Intestinal (DII). A ação é realizada em cumprimento à Lei Municipal Nº 3.865, de 15/09 de 2021. De acordo com a lei, os portadores da carteirinha têm direito a atendimento especial e preferencial em estabelecimentos públicos e privados.

A emissão é feita pela Secretaria de Saúde. Para solicitar a carteirinha, o paciente deve ir à UBS (Unidade Básica de Saúde) de referência. É necessário apresentar atestados, relatórios e exames médicos que comprovem as respectivas doenças, emitidos por profissional do SUS (Sistema Único de Saúde) ou de rede particular de saúde.

Também é necessário apresentar cópias da Carteira de Identidade, do CPF (Cadastro de Pessoa Física) e de comprovante de residência. No ato da solicitação, o paciente terá ainda de preencher um formulário de requerimento. De acordo com a Secretaria de Saúde, o documento fica pronto em 20 a 30 dias. A entrega da carteirinha é feita no setor de Protocolo Geral, que fica no térreo do Paço Municipal, sede da Prefeitura, localizada na rua José Cláudio Alves dos Santos, 585, Remanso Campineiro. O atendimento é de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.