Biblioteca “Luz do Saber” dispõe de 15 mil títulos para empréstimo

Desde inauguração, que aconteceu no dia 9 deste mês, biblioteca já foi visitada por cerca de 1.200 pessoas

A Prefeitura acaba de entregar um novo espaço, que oferece acesso gratuito à cultura à população de Hortolândia. É a biblioteca “Luz do Saber”. Em funcionamento há pouco mais de 10 dias, o espaço já foi visitado por cerca de 1.200 pessoas. Inaugurada no dia 9 deste mês, a biblioteca integra a primeira fase do Setor Cultural, localizado na rua Graciliano Ramos, 298, no Jardim Amanda. Até então, funcionava provisoriamente na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Jardim Amanda I (CAIC).

O novo espaço é mais amplo. Agora, a biblioteca está instalada numa área com 11m de comprimento por 10m de largura. No Caic, a área ocupada tinha 14m de comprimento por 7m de largura. Para oferecer um ambiente aconchegante para leitura, a biblioteca tem sofá e janela de vidro com vista para a APP (Área de Proteção Permanente) ao lado.

Para as crianças, a biblioteca tem estantes com livros divididos por quatro cores: vermelha (histórias variadas), amarelo (animais e insetos), azul (histórias de reis, fadas e aventuras) e preta (livros educativos e didáticos). A infraestrutura também foi pensada para cadeirantes com rampa de acesso na entrada e banheiro adaptado. Já na área externa tem bebedouro e estacionamento com 10 vagas.

A biblioteca conta com 15 mil títulos, disponíveis para consulta e empréstimo. O serviço de empréstimo já é procurado pela população. Desde a inauguração, já foram feitos 11 empréstimos de livros e cadastrados quatro novos usuários. Esses números são considerados positivos, de acordo com funcionários da unidade.

A carteirinha de empréstimo de livros fica pronta na hora. Para fazê-la, basta levar 2 fotos 3X4, xerox do RG e de comprovante de residência. Menores de idade devem ir acompanhados pelo responsável, e este deve apresentar xerox do RG. O prazo de empréstimo é de 7 dias. Caso o livro desejado não esteja com muita procura, o prazo pode ser prorrogado. Em breve, a biblioteca também deverá realizar programação de oficinas. Além da biblioteca, o Setor Cultural terá também uma sala destinada para o Acessa São Paulo, programa de inclusão digital do governo estadual, e o primeiro teatro municipal, cujas obras já estão em andamento.

#hortolandiatrabalhandoparatodos