Rua 10 na Vila Real recebe caixas de captação de águas pluviais

Equipamentos são construídos no talude da margem esquerda do canal  implantado no leito do afluente do Ribeirão Jacuba que passa na região

A Prefeitura de Hortolândia segue firme com a recuperação de uma área degradada próxima à rua 10, na Vila Real. Nesta semana, a empresa contratada pela Administração Municipal realiza a construção de caixas de captação de águas pluviais no talude da margem esquerda do canal que foi implantado no leito do afluente do Ribeirão Jacuba que passa na região.

De acordo com a empresa contratada, as caixas recebem as águas de chuva e as escoam no córrego, assim evitam a erosão e protegem os taludes. Serão instaladas seis caixas. Outras seis caixas já foram executadas no talude da margem direita do canal, no mês passado. Também nesta semana, segundo a empresa contratada, é feito o plantio de cerca de 1.500 mudas de árvores de espécies nativas no local.

SAIBA MAIS SOBRE A OBRA

A obra para transformar uma área degradada em espaço agradável de lazer e convivência para a comunidade, começou pela canalização, em concreto, de 441 metros de extensão do leito do córrego, que é afluente do Ribeirão Jacuba. Depois foi feita a construção e a pavimentação de um viário de 187 metros de extensão, ligando as ruas Atévio Alves Moreira e Benedita Rosa da Silva.

Na etapa atual, prepara-se o terreno para a implantação de mais um trecho de pista de caminhada e ciclovia e, após isso, para a construção da área de lazer e convivência, com paisagismo e plantio de árvores e iluminação em LED.

A pista de caminhada e a ciclovia terão ao final 1.050 metros de extensão. De acordo com o Departamento de Projetos e Orçamentação da Secretaria de Obras, elas serão construídas ao longo do sistema e da canalização, estendendo-se até o “Superviário”, outra obra em construção pela Prefeitura para o prolongamento da avenida Amélia Basso Breda. A canalização do córrego é do tipo aberta. Nos trechos do emboque e desemboque (entrada e saída), o canal tem um “bolsacreto”, sistema de construção com bolsas que servem de proteção das margens, contenção de taludes e encostas. O objetivo da Administração Municipal com a obra é oferecer à comunidade local mais segurança e qualidade de vida.