Prefeitura de Hortolândia abre concurso para recompor efetivo da Guarda Municipal

Edital 002/2023 foi publicado, na tarde desta segunda-feira (06/03), no Diário Oficial Eletrônico do município

A Prefeitura publicou, na tarde desta segunda-feira (06/03), na edição 1801 do Diário Oficial Eletrônico do Município, o edital 002/2023, de abertura do concurso público para a GM (Guarda Municipal) de Hortolândia. A medida visa a recompor os quadros da força de segurança municipal, considerando os casos de aposentadoria. A primeira turma da GM completa 30 anos, neste ano, e a maioria está se aposentando.
O edital também está disponível no site da SHDias Consultoria e Assessoria, empresa responsável pela realização do certame, previsto para iniciar, por meio de prova objetiva, em sete de maio deste ano. Após isso, haverá também TAF (Teste de Aptidão Física) para os candidatos convocados. As inscrições se encerram às 23h59 do dia 17 de abril de 2023.
De acordo com o edital, há 30 vagas abertas para a Especialidade 4ª classe – nove para mulheres e 21 para homens, inclusive para PCDs (Pessoas com Deficiência). É preciso ter ensino médio completo, CNH (Carteira Nacional de Habilitação) “B” ou superior e estatura mínima de 1,65 cm para ambos os sexos. A taxa de inscrição é de R$ 63,25.
O salário é de R$ 3.424,52, com direito a benefícios como cesta básica, Plano de Saúde e vale-transporte. A contratação é por meio do regime Estatutário. Informações sobre isenção de taxa de inscrição e outros detalhes do cargo podem ser obtidos no próprio edital.
De acordo com a Secretaria de Segurança, o concurso para a GM é muito esperado, uma vez que a última turma de ingressantes na Guarda data de 2011. "Com muito trabalho, conseguimos concluir o edital de chamamento para o concurso público. Essa ação é especial porque visa contratar 30 novos guardas municipais para Hortolândia, o que sem dúvida reforçará a nossa corporação em busca de uma cidade mais segura para todos", comemora o prefeito José Nazareno Zezé Gomes.
Em maio de 2022, a Administração Municipal anunciou a realização de seis concursos públicos e um processo seletivo para recompor quadros no Poder Executivo, preenchendo 446 vagas, 251 para cargos efetivos e 195 em caráter temporário. Estes concursos já foram homologados e os aprovados estão em fase de contratação pelo Executivo.