Hortolândia promove segundo Dia D de vacinação contra a Covid-19 neste sábado (25/02)

Desta vez, a vacinação será na UBS Jardim Novo Ângulo, das 8h às 15h30

A Prefeitura de Hortolândia promove, neste sábado (25/02), o segundo dia D da campanha de prevenção ao Coronavírus na cidade. Desta vez, a vacinação será, das 8h às 15h30, na UBS (Unidade Básica de Saúde) Jd. Novo Ângulo, localizada na R. Edézio Vieira de Moraes, 146. O primeiro Dia D foi no dia 11 deste mês, quando foram aplicadas 663 doses de vacina contra a COVID-19.

Segundo a Secretaria de Saúde, a campanha busca atender todos os públicos, de bebês (a partir dos 6 meses) a idosos (até 69 anos), aplicando doses iniciais ou de reforço (D 2 a D4) dos imunizantes específicos para cada faixa etária. Neste momento, a quinta dose (D5) da Pfizer, AstraZeneca, Cononavac ou Janssen é voltada exclusivamente para quem tem 70 anos ou mais, profissionais da saúde e imunossuprimidos.

O objetivo da campanha é ampliar a cobertura vacinal contra a doença, em Hortolândia, flexibilizando o horário para atender quem ainda não procurou as unidades de saúde, durante a semana. Dados levantados pelo PMI (Programa Municipal de Imunização) mostram que, até o momento, há 57 crianças de 6 meses a 2 anos faltosas para a 2ª dose da Pfizer baby e 1.277 crianças de 5 a 11 anos faltosas para a 2ª dose Pfizer pediátrica.

Assim como na vez anterior, não é necessário fazer agendamento prévio. No dia da campanha, basta ir até a unidade de saúde e apresentar a carteirinha de vacinação, junto com um documento com foto. A carteirinha é importante para informar qual a última dose aplicada e quando isso aconteceu. As equipes estão preparadas para aplicar tanto a D1, dose inicial, quanto as doses sequenciais e de reforço.

“Esperamos que as famílias vejam que os benefícios da vacinação superam os riscos de não tomar a vacina, adquirir COVID-19 e evoluir para forma grave ou ter sequelas a longo prazo. A dose de reforço da vacina aumenta a imunidade já diminuída das doses recebidas anteriormente”, explica a enfermeira Ana Paula Fernandes, coordenadora do programa de imunização da Secretaria de Saúde.