Crianças de Hortolândia entre 5 e 11 anos começam a tomar terceira dose de vacina contra a COVID-19

Vacinação com Pfizer Pediátrica recomeçou a partir desta segunda-feira (06/02), em seis UBSs (Unidades Básicas de Saúde)

Hortolândia começou a aplicar a primeira dose de reforço da vacina contra o Coronavírus em crianças, moradoras da cidade, com idade entre cinco e 11 anos de idade. De segunda-feira (06/02) até agora, 80 doses de reforço, a D3, foram aplicadas neste público, segundo a Secretaria de Saúde.

Nesta semana, a Prefeitura de Hortolândia também está atendendo as crianças que têm entre seis meses a dois anos e as de três a quatro anos, aplicando tanto a segunda dose, quanto a dose inicial dos imunizantes indicados para cada segmento. Foram aplicadas 112 doses da D1 e D2 da Pfizer Baby para crianças até 4 anos 11 meses e 29 dias. A ação é possível, após a chegada de 6.200 doses da Pfizer Baby, 5.500 da Pfizer pediátrica e 1.200 doses da Pfizer para adultos, na semana passada.

Este é o caso de João Pedro Oliveira Mello, de 2 anos e 6 meses, que, nesta quarta-feira (08/02), iniciou o esquema vacinal contra a COVID-19 na UBS Campos Verdes. “É importante levar a criança para tomar vacina, pois é a forma mais eficaz de proteção e imunização. Eles também estão sujeitos à infecção pelo Coronavírus”, comenta aliviada a servidora pública e mãe, Elaine Mello, que chegou a inscrever João Pedro em lista de espera da D1 da Pfizer Baby.

Outra criança beneficiada foi Jurandir Hoffman Mota, de nove anos, filho da dentista Débora Hoffman. “Sempre penso: qual mãe não quer proteger seu filho? Proteger para que seu filho não sofra. Se pudesse, a mãe sentiria as dores pelo filho, padeceria das doenças por ele. É óbvio que tem coisas impossíveis. Mas a vacina é possível, é real, as da UBS são gratuitas e tem um valor inestimável. Acredito que ver o filho saudável e feliz seja o que toda mãe almeja”, afirma a servidora pública. Jurandir tomou a D3 nesta quinta-feira (09/02), na UBD Jd. Rosolém.

Campanha ampliada

Para ampliar o alcance da campanha, a Administração Municipal terá dois dias extras de atendimento: um no segundo e outro no último sábado deste mês. Durante a semana, como a vacinação de crianças é feita somente no período da amanhã, “a procura ainda está muita baixa, tanto para completar o esquema primário com a D 2 quanto para os reforços”, avalia a enfermeira Ana Paula Fernandes, coordenadora do programa de imunização da Secretaria de Saúde. “Esperamos que as famílias vejam que os benefícios da vacinação superam os riscos de não tomar a vacina, adquirir COVID-19 e evoluir para forma grave ou ter sequelas a longo prazo. A dose de reforço da vacina aumenta a imunidade já diminuída das doses recebidas anteriormente”, ressalta a profissional.

No primeiro dia D, neste sábado (11/02), a UBS (Unidade Básica de Saúde) Campos Verdes, abrirá das 8h às 15h30, para atender todos os públicos, de bebês a idosos. Ela está localizada na Rua da Confibra, 155. Já no segundo dia extra, 25/02, a ação acontecerá no mesmo horário, na UBS Jd. Novo Ângulo, localizada na R. Edézio Vieira de Moraes, 146.

Doses de reforço

A primeira dose de reforço em crianças de cinco a 11 anos é indicada para as que tomaram a 2ª dose há pelo menos quatro meses. A vacinação da D3 para este público específico será com o imunizante Pfizer pediátrica, conforme orientação do Ministério da Saúde.

“O público infantil que estiver aguardando a administração da D 2 de Coronavac para completar o esquema também deverá procurar as mesmas UBSs que fazem a Pfizer Baby e adulto. Devido ao estoque reduzido, esta vacina está centralizada nas seis unidades. A vacinação é importante para evitarmos a forma grave de COVID-19, COVID longa ou até mesmo sequelas da COVID-19”, explica Ana Paula.

Confira as UBSs onde é possível levar crianças para tomar Pfizer Baby, Pfizer pediátrica ou Coronavac:

UBSs

Dias