Hortolândia fará Dia D de vacinação contra Covid-19 no segundo sábado de fevereiro

Ação será no dia 11, na UBS Campos Verdes e beneficiará todos os públicos

Com a chegada de novas doses de imunizantes, a Prefeitura de Hortolândia intensificará a campanha de vacinação contra a Covid-19 no município. O dia D será no segundo sábado de fevereiro (11/02), das 8h às 15h30, na UBS (Unidade Básica de Saúde) Campos Verdes, localizada na Rua da Confibra, 155. Nesta data, a ação atenderá todos os públicos, de bebês a idosos.

Segundo a Secretaria de Saúde, a ação será possível porque o Governo do Estado de São Paulo enviou, nesta semana, milhares de doses do imunizante produzidas pelo laboratório Pfizer. São ao todo 6.200 doses da Pfizer Baby, 5.500 da Pfizer pediátrica e 1.200 doses da Pfizer para adultos.

Reforço para crianças de 5 a 11 anos

Outra boa notícia é a aplicação da primeira dose de reforço, a D3, em crianças de cinco a 11 anos. Ela começará a ser feita nesta segunda-feira (06/02), exclusivamente no período da manhã, das 8h às 12h, nas seis UBSs onde acontece a vacinação pediátrica (veja abaixo). O reforço é indicado para crianças que tomaram a 2ª dose há pelo menos quatro meses. A ação coincide com a volta às aulas na rede municipal de Educação.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Hortolândia, a vacinação da D3 para este público específico será com o imunizante Pfizer pediátrica, conforme orientação do Ministério da Saúde. O envio das doses também beneficiará crianças de seis meses a 11 anos que ainda vão começar o esquema vacinal ou que aguardavam o recebimento das doses para terminar o esquema primário (D2).

“O público infantil que estiver aguardando a administração da D2 de Coronavac para completar o esquema também deverá procurar as mesmas UBSs que fazem a Pfizer Baby e adulto. Devido ao estoque reduzido, esta vacina está centralizada nas seis unidades. A vacinação é importante para evitarmos a forma grave de COVID-19, COVID longa ou até mesmo sequelas da COVID-19”, explica a enfermeira Ana Paula Fernandes, coordenadora do programa de imunização da Secretaria de Saúde.

Confira as UBSs onde é possível levar crianças para tomar Pfizer Baby, Pfizer pediátrica ou Coronavac:

UBSs

Dias