Durante o Carnaval, serviços administrativos da Prefeitura param

Coleta de resíduos e outros serviços essenciais serão mantidos, em regime de plantão, em Hortolândia

Durante o Carnaval, os serviços administrativos e os de natureza não essencial, prestados pela Prefeitura de Hortolândia param, conforme prevê o Decreto Municipal Nº 5.135, de 3 de novembro de 2023, disponível neste link. Todo o período, que vai da manhã de segunda (20/02) ao meio dia de quarta (22/02), é considerado ponto facultativo pela Administração Municipal. O expediente nos órgãos municipais, assim como no Paço “Palácio das Águas”, no Remanso Campineiro, se encerra nesta sexta (17/02), sendo retomado às 12h da quarta-feira de Cinzas (22/02).

Neste período, a Administração Municipal manterá, em regime de plantão, a prestação dos serviços essenciais. É o caso da segurança pública (Defesa Civil e Guarda Municipal), dos Conselhos Tutelares, do atendimento de saúde e bem-estar animal, do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), das UPAS-24h (Unidades de Pronto Atendimento) e do Hospital Municipal (veja abaixo).

Do mesmo modo, está mantida a varrição e a coleta diária de resíduos sólidos domiciliares, o chamado “lixo doméstico”, exceto no domingo (19/02). A “coleta seletiva”, ou seja, a coleta e o transporte de resíduos recicláveis, porta a porta, será feita normalmente nos três dias de ponto facultativo. Também será feita a coleta nos LEVs (Locais de Entrega Voluntária) diariamente, menos no domingo (19/02).

Nove dos 13 PEVs (Pontos de Entrega Voluntária) existentes, gerenciados pela Secretaria de Serviços Urbanos, estarão abertos para coletar resíduos: Jd. Santiago e Pq. Orestes Ôngaro, nos dias de ponto facultativo, fechando no final de semana; J. Nova Alvorada, Jd. Auxiliadora, Jd. Interlagos, Pq. Gabriel, Jd. Adelaide, Vila Real e Jd. Amanda funcionarão normalmente em todos os dias do Carnaval, incluindo o domingo (19/02). Os quatro PEVs gerenciados pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável também abrirão normalmente: Jd. Santa Emília e Jd. Nossa Senhora de Fátima, todos os dias; Jd. Santa Esmeralda e Jd. São Sebastião, também, exceto aos domingos.

Veja alguns serviços que param no Carnaval:

• Setor de Protocolo Geral, no térreo do Paço Municipal Palácio das Águas, no Remanso Campineiro

• HORTOFÁCIL, central de serviços municipais localizada na Vila São Francisco

• Viveiro Municipal, no Adventista Campineiro

• UBSs (Unidades Básicas de Saúde)

• CRAS (Centro de Referência de Assistência Social)

• CCS (Centro de Convivência Social)

• CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social)

• Cadastro Único

Confira abaixo os telefones dos serviços de plantão:

• Conselho Tutelar II - (19) 99979-9903 (bairros da região do Jd. Amanda e Jd. Novo Ângulo)

• Conselho Tutelar I - (19) 99785-2442 (demais bairros)