Começa plantio de mudas de árvores em calçadas de Hortolândia

Ação integra projeto de Arborização e Paisagismo, em realização pela Prefeitura

Começou mais uma etapa do Projeto de Arborização e Paisagismo, em realização pela Prefeitura de Hortolândia. Trata-se do plantio de mudas de árvores em calçadas da cidade. A ação piloto, encerrada nesta quinta-feira (24/11), envolveu estudantes de duas escolas municipais localizadas na região do Jd. Santa Clara do Lago: as Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental) Helena Futava Takahashi e Villagio Ghiraldelli.

Segundo a Secretaria de Obras, que coordena as ações do projeto, 28 novas mudas foram plantadas em calçadas em frente às casas de familiares de estudantes das duas unidades da rede municipal de ensino. Entre as espécies semeadas estão quaresmeiras, ipês brancos, araçás, amoreiras, limões galegos, urucuns, pitangas e cambucis.

De acordo com a coordenação do projeto, um novo plantio está agendado para esta sexta-feira (02/12), a partir das 9h, desta vez na calçada de uma das escolas – a Emef Helena. Alunos da unidade foram convidados a participar do plantio, que contará com o apoio de equipes do Viveiro Municipal “Antonio da Costa Santos”, órgão da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Nesta nova etapa do projeto, que conta com a parceria da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, haverá plantios em calçadas de 15 das 60 escolas municipais. A lista das beneficiadas ainda não foi divulgada.

A meta da Administração Municipal com o Projeto de Arborização e Paisagismo é, até 2024, espalhar mais de 50.000 mudas de árvores em calçadas e áreas verdes da cidade. Entre os objetivos do projeto está o de preservar espécies nativas da flora nacional, tornando a cidade mais verde e agradável para os animais da fauna local e regional e para a comunidade. As ações começaram em maio deste ano e são coordenadas pela Secretaria de Obras, envolvendo todas as secretarias municipais.

Este projeto atende aos ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) estabelecidos pela ONU (Organização das Nações Unidas) e permite a compensação ambiental das obras que compõem o Programa de Infraestrutura Urbana e Desenvolvimento Sustentável. Deste modo, a Administração Municipal projeta Hortolândia para os próximos 30 anos, com desenvolvimento econômico e equilíbrio ambiental, tornando-a uma cidade inteligente e sustentável.

Confira as principais ações do projeto de Arborização e Paisagismo:

Plantio de mais de 50 mil mudas de árvores nativas e frutíferas, para melhorar o ar que respiramos e criar pequenos bolsões de floresta nativa, atraindo pássaros e pequenos animais silvestres;

• Criar paisagismo nas principais avenidas do município, plantando de forma ordenada várias espécies de árvores, embelezando a cidade;

• Criar vários canteiros floridos na cidade, com flores que deixam nossa cidade mais colorida;

• Plantio nas calçadas das casas, escolas e postos de saúde, para gerar abrigo do sol;

• Incentivo de atividades educacionais e ambientais envolvendo outras secretarias e à comunidade.