Prefeitura planta mais de 9 mil mudas de árvores em área verde próxima à Estação de Tratamento

Localizada no Jardim de Mônaco, área tem recebido plantios regulares, feitos por equipes do projeto de Arborização e Paisagismo

Aos poucos, a área verde próxima à ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), no Jardim de Mônaco, vai ficando um pouco mais verde, graças à ação da Prefeitura de Hortolândia. As equipes do Projeto de Arborização e Paisagismo já realizaram cinco plantios no local, três deles somente neste mês e dois em outubro. Ao todo, já foram semeadas lá 9.155 mudas de árvores frutíferas e nativas do Brasil. A meta da Administração Municipal é, até 2024, espalhar mais de 50.000 mudas de árvores nesta e em outras áreas da cidade.

O mais recente plantio neste local, de mil novas mudas, foi no dia nove deste mês: 160 mudas de quatro espécies de ipês (rosa, branco, amarelo e roxo) e 840 de 28 espécies variadas, inclusive frutíferas, como pitanga, araçá, pitomba, urucum e jenipapo; além de outras nativas da flora brasileira, como cedro, jequitibá rosa, quaresmeira, paineira, ficheira, pau d’alho e jacarandá. As informações são do Viveiro Municipal “Antonio da Costa Santos”, órgão da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Nesta semana, as equipes de plantio trabalharam no viário central que vai da Av. Panaíno até as imediações do Pq. Socioambiental Remanso das Águas. Lá, foram plantadas, nesta quarta-feira (23/11), 1.325 novas mudas, na área próxima ao Atacadista Assaí.

Até agora, no âmbito do projeto de Arborização e Paisagismo, foram plantadas cerca de 20 mil mudas, em diversas áreas de Hortolândia, segundo os relatórios disponibilizados pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Entre os objetivos do projeto está o de preservar espécies nativas da flora nacional, tornando a cidade mais verde e agradável para os animais da fauna local e regional e para a comunidade. As ações começaram em maio deste ano e são coordenadas pela Secretaria de Obras, envolvendo todas as secretarias municipais.

Este projeto atende aos ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) estabelecidos pela ONU (Organização das Nações Unidas) e permite a compensação ambiental das obras que compõem o Programa de Infraestrutura Urbana e Desenvolvimento Sustentável. Deste modo, a Administração Municipal projeta Hortolândia para os próximos 30 anos, com desenvolvimento econômico e equilíbrio ambiental, tornando-a uma cidade inteligente e sustentável.

Confira as principais ações do projeto de Arborização e Paisagismo:

• Plantio de mais de 50 mil mudas de árvores nativas e frutíferas, para melhorar o ar que respiramos e criar pequenos bolsões de floresta nativa, atraindo pássaros e pequenos animais silvestres;

• Criar paisagismo nas principais avenidas do município, plantando de forma ordenada várias espécies de árvores, embelezando a cidade;

• Criar vários canteiros floridos na cidade, com flores que deixam nossa cidade mais colorida;

• Plantio nas calçadas das casas, escolas e postos de saúde, para gerar abrigo do sol;

• Incentivo de atividades educacionais e ambientais envolvendo outras secretarias e à comunidade.