Prefeitura estreia 2º episódio de série com relatos de moradores sobre a cidade

Exibição será nesta quinta-feira (27/10), às 9h, no canal do YouTube da Secretaria de Cultura

O simpático casal Joel e Nancy são os protagonistas do segundo episódio da série “Histórias de nossa gente: memórias afetivas sobre a cidade”, que a Prefeitura de Hortolândia estreia, nesta quinta-feira (27/10). A exibição será, às 9h, no canal do YouTube da Secretaria de Cultura. O trailer do episódio está disponível por meio deste LINK.

A série de três episódios, produzida pela Secretaria de Cultura, busca valorizar a memória de Hortolândia a partir das histórias de pessoas que ajudaram a construir a cidade. Em seus relatos, os moradores recordam seus afetos e ofícios que se refletem no desenvolvimento do município.

Joel Soares de Carvalho e Nancy Onória de Carvalho moram na Vila Real. A gravação do depoimento do casal foi feita na residência deles, em 2017, numa sala cheia de memórias, violas, chapéus, fotos e muita poesia. Joel foi violeiro, catireiro, radialista e jogador de futebol. Nancy foi uma dedicada dona de casa que, junto com o marido, criou um casal de filhos. Na época, Joel estava com 83 anos e Nancy com 73 anos.

De acordo com a Secretaria de Cultura, o depoimento do casal foi registrado pelo projeto “Aqui somos todos migrantes”, contemplado pelo ProAC (Programa de Ação Cultural), do governo do Estado, em 2017. Posteriormente, o material foi doado ao Centro de Memória Professor Leovigildo Duarte Junior, órgão da Prefeitura de Hortolândia. A história do casal inspirou a peça teatral “Andêmos”, do grupo Gato Coletivo Artístico, encenada em 2018, e que circulou pelo estado e foi apresentada no México.

O secretário de Cultura, Régis Athanázio Bueno, destaca a importância da série para preservar a história e a cultura do município. “As riquezas do nosso povo são suas histórias e memórias vividas nesta terra composta por pessoas de todas as partes do Brasil. Hortolândia exalta seu povo e cultiva os saberes ancestrais que seus moradores carregam, e essa série é um fragmento desse precioso propósito”, enaltece o secretário.

Moradores podem colaborar com a história da cidade

Em razão da série, a Prefeitura reforça que os moradores podem colaborar com a preservação da história da cidade. Quem quiser registrar sua história com a cidade pode entrar em contato com o Centro de Memória, por meio do telefone (19) 3865-2678, que se encarregará em fazer o registro em vídeo do depoimento da pessoa. O material irá compor o acervo do centro. O interessado deve autorizar o uso da imagem e voz pela Prefeitura para que o material possa ser utilizado posteriormente para fins institucionais do município.