Poeta Sergio Vaz é o convidado do sarau “Parada Poética” em Hortolândia, nesta segunda-feira (05/06)

Evento será na segunda-feira (05/06), às 19h

Você gosta de escrever poesias? Então, deixe a timidez de lado e solte a voz para declamar seus versos no sarau “Parada Poética”. A Prefeitura de Hortolândia promove mais uma edição do evento, na próxima segunda-feira (05/06). O sarau será, às 19h, no Centro de Memória Professor Leovigildo Duarte Junior, que fica na rua Rosa Maestrello, 2, Vila São Francisco. O convidado será o poeta Sergio Vaz (foto).

Esta será a segunda vez que Sergio Vaz vem a Hortolândia. O poeta já havia participado da edição especial do sarau em comemoração ao aniversário do município, no ano passado, junto com a cantora Ellen Oleria. O público gostou tanto do poeta que por isso a Prefeitura decidiu convidá-lo novamente para o sarau.

O poeta Sergio Vaz tem se destacado por seu trabalho de difusão da arte literária para a população de baixa renda. Em 2000, ele criou o Sarau da Cooperifa (Cooperativa Cultural da Periferia), na cidade de Taboão da Serra, na Grande São Paulo. Além de promover a arte da poesia, o sarau reúne artistas da periferia e promove trabalhos e atividades culturais. Vaz tem vários livros publicados, dentre os quais “Colecionador de pedras”, “Literatura, pão e poesia” e “Flores de alvenaria”.

O sarau “Parada Poética” é um momento que a Prefeitura oferece para a população recitar poesias ou textos literários de autoria própria ou de escritores conhecidos. Para participar, é só comparecer no dia do evento.

O sarau acontece no Centro de Memória Professor Leovigildo Duarte Junior, que ocupa o prédio da antiga estação ferroviária Jacuba, que foi restaurado pela Prefeitura e inaugurado em 2014.

A curadoria do sarau é do rapper e mestre de cerimônia Renan Inquérito, criador do sarau. O evento terá ainda as intervenções musicais do DJ Viny e seu toca-discos. Entre uma declamação e outra, o público poderá desfrutar da área de alimentação com food trucks.

PARADA PÓETICA

O sarau foi criado pelo poeta e rapper Renan Inquérito, em 2013, e desde então se tornou um evento de referência na região. O poeta já é conhecido em Hortolândia. Em 2019 e 2020, em parceria com a Prefeitura, Renan realizou o sarau “Aqui Trem Poesia”. Já em 2021, em virtude da pandemia, o evento teve edições on-line ao vivo.

A primeira edição do sarau aconteceu em marco de 2022 com o líder do grupo Teatro Mágico, Fernando Anitelli. Desde então, o evento já recebeu artistas renomados, como Lirinha, líder do grupo Cordel do Fogo Encantado, Zeca Baleiro, Arnaldo Antunes, entre outros.