Prefeitura reajusta valor da bolsa pago no Programa Municipal de Estágio

Medida que beneficia 44 estudantes vinculados à Administração Municipal foi publicada no Diário Oficial Eletrônico de Hortolândia, na tarde desta quinta-feira (13/10)

A Prefeitura de Hortolândia publicou, na tarde desta quinta-feira (13/10), na edição 1.683 do Diário Oficial Eletrônico do Município, a Lei 4.042, de 11/10/2022, que “Reestrutura o Programa Municipal de Estágio no âmbito da Administração Direta do Poder Executivo, disciplina o estabelecimento de avenças com instituições de ensino e dá outras providências”. Na prática, a medida representa um reajuste no valor da bolsa a ser paga, a partir da folha de outubro deste ano, aos estudantes de nível médio, técnico e superior vinculados ao Executivo Municipal. Segundo a Secretaria de Administração e Gestão de Pessoal, atualmente há 44 estagiários lotados em 11 secretarias municipais.

Os estagiários de nível superior, que recebiam R$ 625, passarão a receber o equivalente a um salário mínimo nacional, ou seja, R$ 1.212; já os de nível médio e técnico, cuja bolsa era de R$ 500, passarão a receber R$ 848,40, ou seja, 70% do salário mínimo nacional.

“A nova bolsa ofertada aos estagiários do Programa Municipal de Estágio mostra-se de suma importância na medida em que busca valorizar as importantes atividades de complementação educacional e de aprendizagem, correlatas à sua pretendida formação profissional, que os estagiários desenvolvem diariamente nos diversos setores da Administração Municipal. Embora o objetivo do estágio seja o desenvolvimento educacional aliado à prática profissional, a nova bolsa ofertada aos estagiários constitui-se em um atrativo a mais. A medida vai ao encontro da política de valorização dos demais servidores municipais, que já tiveram revisão de seus vencimentos, concessão de progressões funcionais a determinadas categorias e que ainda terão revisão de vencimentos ainda neste exercício de 2022, se aprovado Projeto de Lei encaminhado nesta data ao Legislativo Municipal”, afirma o secretário adjunto de Administração e Gestão de Pessoal, Eduardo Dias de Vasconcelos.

A medida foi bem recebida por quem participa do programa, como a estudante de Direito no Unasp-Hortolândia (Centro Universitário Adventista de São Paulo) e estagiária na Procuradoria Geral, vinculada à Secretaria de Assuntos Jurídicos, Bruna Gonçalves Ferreira. “O valor da bolsa remete diretamente no auxílio do pagamento na mensalidade da Faculdade, então será extremamente importante para a minha formação. Pretendo continuar na área, através de seus concursos, com foco na Defensoria Pública”, afirma a estudante, que gosta do estágio por proporcionar vivências e atuações que complementam a teoria estudada na universidade. “No estágio, vivemos a prática jurídica e seu desenrolar no dia a dia”, argumenta ela.

Para a estudante Nicolly Lacerda Gomes Oliveira Rosa, lotada no Setor de Estágio Probatório da Escola de Gestão Pública, da Secretaria de Administração e Gestão de Pessoal, “o estágio, para um universitário, é o primeiro contato que temos com nossa área de atuação. Ajuda no processo de desenvolvimento e para nossa aprendizagem. Esse estágio é minha primeira experiência no mercado de trabalho e, no pouco tempo que estou estagiando, pude crescer e me desenvolver muito. Além das experiências que ele traz, nos ajuda a aprender a lidar com as diversidades, a nos desenvolver para sermos profissionais excelentes no futuro”, afirma a estudante, que cursa Administração no Unasp-Hortolândia. “Após entrar na Prefeitura, me despertou o desejo de trabalhar na área pública. O valor do reajuste vai ajudar muitos alunos que não tinham condições de fazer um curso, por exemplo. A maioria dos estudantes hoje tem suas despesas de casa e faculdade e esse reajuste vai possibilitar muitos a ter um currículo de sucesso com outros cursos para complementar”, argumenta Nicolly.

“Valorizar as pessoas integra o nosso Plano de Governo desenvolvido na Prefeitura de Hortolândia. Os estagiários realizam um magnífico trabalho, sendo para muitos deles, a porta de entrada para o mercado de trabalho. Ao mesmo tempo que eles conquistam experiência, possuem um papel importante, servindo nossas secretarias e, consequentemente, atendendo à nossa comunidade. Valorizar é uma forma de incentivar, não apenas aqueles que hoje contribuem com o município, mas também pensando numa nova leva de estagiários que podem pleitear em trabalhar conosco", afirma o prefeito José Nazareno Zezé Gomes.