Programa “Agenda Verde” continua a percorrer regiões da cidade

Nesta semana, agentes realizam ação casa a casa de orientação ambiental no Jardim Nossa Senhora Auxiliadora

Você já é aliado de Hortolândia no combate contra o descarte irregular de resíduos? Se ainda não, junte-se a essa batalha! A Prefeitura continua a percorrer a cidade com o programa “Agenda Verde”. Nesta semana, os agentes da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável realizam ação casa a casa no Jardim Nossa Senhora Auxiliadora.

As equipes de Fiscalização Ambiental e do Núcleo de Educação Ambiental conversam e informam os moradores sobre a retomada do programa. Os agentes também dão orientações sobre como fazer o descarte correto de resíduos nos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de entulho e outros materiais recicláveis) da Prefeitura e distribuem material explicativo sobre outros temas ambientais, como queimada e ligação correta de esgoto.

O coordenador do Núcleo de Educação Ambiental, Ricardo Zanoni, destaca que a população tem dado respaldo à ação e ao programa. “A receptividade dos moradores tem sido positiva. Esse é um trabalho que depende muito do diálogo com a comunidade. Um fato positivo que os agentes constataram na região do Jardim Nossa Senhora Auxiliadora é que as ruas estão mais limpas”, ressalta Zanoni.

O coordenador ainda salienta que as equipes também tem reforçado com os moradores cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya, e o aplicativo Agenda Verde.

Retomada

A Prefeitura retomou o programa “Agenda Verde”, na semana passada, nas regiões do Jardim São Jorge e Jardim Primavera. De acordo com o Núcleo de Educação Ambiental, o programa conversou com moradores de mais de 1.000 imóveis das duas regiões.

Aplicativo

A retomada do programa conta com uma ferramenta de comunicação que já está à disposição dos moradores: o aplicativo Agenda Verde. Por meio da ferramenta, as pessoas podem fazer denúncias de descarte irregular de resíduos na cidade. O Aplicativo pode ser baixado nas plataformas Google Play ou App Store do celular da pessoa. A identidade do denunciante é mantida em sigilo.

Agenda Verde

O programa “Agenda Verde” foi instituído em 2017, na gestão do falecido prefeito Angelo Perugini. Nessa primeira fase, o programa executou ações de enfrentamento às demandas ambientais, com ênfase nas questões da destinação correta dos resíduos, limpeza e zeladoria da cidade.

Crime ambiental

O descarte irregular de resíduos em vias e áreas públicas é crime ambiental, sujeito à multa. O valor da multa varia de 25 a 10.000 UFMHs (Unidade Fiscal Municipal de Hortolândia, que neste ano é de R$ 4,0941), de acordo com a lei municipal Nº 873, de 2001 (Código de Posturas). Já o valor da multa para descarte irregular em terreno particular também varia de 25 a 10.000 UFMHs.