Hortolândia registra saldo positivo de 407 vagas de emprego em abril

De acordo com dados do CAGED, do governo federal, este é o melhor saldo registrado pelo município neste ano até o momento

Hortolândia está em franco processo de recuperação econômica, mesmo em um cenário ainda preocupante de pandemia. Prova disso é que o município registrou saldo positivo de 407 vagas de emprego em abril deste ano, de acordo com o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério de Trabalho e Previdência. O levantamento apontou que foram feitas 2.158 admissões e 1.751 demissões no período. O saldo registrado pelo município é, até agora, o melhor do ano. Em março, o saldo havia sido de 293 vagas de emprego. Já os saldos de fevereiro e janeiro foram, respectivamente de 464 e 263.

O saldo de abril deste ano também foi o melhor que o município registrou em comparação ao mesmo período dos dois anos anteriores. Em 2021, o saldo foi de 324 vagas de emprego. Já em abril de 2020, período agudo da pandemia, o saldo foi negativo de -1.054 vagas de emprego.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, João Pereira da Silva, o saldo positivo é resultado das ações que a Prefeitura tem implementado, inclusive durante o período mais agudo da pandemia, quando empreendedores enfrentaram dificuldades, para manter a atividade econômica no município.

Outro fato apontado pelo secretário que indica a retomada econômica do município é a abertura de 522 empresas novas por MEIs desde janeiro até maio deste ano.

Atrair grandes empresas para a cidade

Em paralelo a essas ações, o secretário João Pereira da Silva ressalta que a Prefeitura tem trabalhado para atrair a vinda de grandes empresas para o município, com consequente geração de mais empregos e renda para a população. Recentemente, Hortolândia conquistou uma loja da rede varejista Savegnago, e novas unidades de distribuição da empresa Americanas S.A. e da rede atacadista Spani. Empresas já instaladas também divulgaram a expansão de suas plantas na cidade, contribuindo para a geração de mais empregos para a cidade, como é o caso da metalúrgica ArcelorMittal Gonvarri do Brasil.

Outra ação implementada pela Prefeitura de Hortolândia para estimular a inclusão e a participação de empreendedores na modalidade e-commerce foi o workshop sobre vendas on-line, promovido em parceria com a empresa Americanas Marketplace, no fim do mês passado.

No evento, lojistas do Jardim Amanda receberam informações sobre como participar da plataforma eletrônica da empresa e de suas parceiras: Americanas, Americanas Empresas, Submarino e Shoptime. O evento é a primeira ação do projeto “Eu compro em Hortolândia”, que visa estimular a população a consumir no comércio do município.

A parceria da Prefeitura com a empresa Americanas Marketplace é resultado do programa "Agentes de Desenvolvimento Local", iniciado pela Prefeitura em 2021. O programa visita comércios em diferentes regiões da cidade para fazer um levantamento sobre o número de estabelecimentos existentes. Os agentes do programa já percorreram Jardim Amanda, região central, Jardim Rosolém e Jardim Nova América.

O workshop foi para lojistas do Jardim Amanda, primeira região da cidade que recebeu as visitas do programa. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, serão realizados mais eventos para lojistas das demais regiões também visitadas pelo programa.

A Prefeitura também tem estimulado empreendedores a retomarem seus negócios por meio da concessão de licença para que eles realizem feiras noturnas em áreas públicas da cidade

“Os dados do Caged, referentes a abril deste ano, divulgados pelo governo federal, são um importante indicativo que mostram que as ações realizadas pela Prefeitura estão no rumo certo. Apesar de estarmos em um cenário ainda preocupante de pandemia, estamos otimistas com a retomada da atividade econômica do município, o que é importante para a geração de emrpego e renda para a população e aumento de arrecadação para a cidade. Em paralelo a isso, a Prefeitura continua a trabalhar para atrair a vinda de grandes empresas para a cidade. Nos últimos meses, várias empresas iniciaram seus processos de instalação em Hortolândia, e já começam a impactar positivamente na economia da cidade. Além disso, a Prefeitura tem fomentado a retomada dos empreendedores da cidade por meio da parceria com a Americanas Marketplace. Iniciativa que promove a inclusão desse setor econômico na modalidade do e-commerce para que os empreendedores possam expandir seus negócios e empresas. A Prefeitura também tem tido um olhar diferenciado para os feirantes do município. Para ajudá-los em sua retomada, a Prefeitura tem analisado e concedido as licenças para que eles possam realizar feiras noturnas em diferentes regiões da cidade. Além dos empreendedores, esses eventos beneficiam a população, que passa a contar com mais uma opção de lazer e consumo, com variedade de produtos, de forma segura e organizada”, salienta o secretário João Pereira.