Prefeitura realiza plantio compensatório de 900 mudas de árvores em gleba na região do Nova Europa

Ação, concluída nesta terça-feira (31/05), foi realizada por equipes do Viveiro Municipal de Hortolândia, dentro de projeto da Secretaria de Obras

A Prefeitura de Hortolândia concluiu, nesta terça-feira (31/05), mais uma ação do Projeto de Arborização e Paisagismo, em implantação pela Secretaria de Obras. Equipes do Viveiro Municipal “Antônio da Costa Santos”, órgão da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, plantaram 900 mudas de árvores nativas na região do Jd. Nova Europa, na gleba A2, à qual se tem acesso pela Rua Ytamaraka.

A ação, iniciada no dia 26 de maio, diz respeito à compensação ambiental referente à obra do viário e da ponte entre o Jardim São Sebastião e o Jardim Interlagos. Sibipiruna, Goiabeira, Ipê amarelo, Jenipapo, Jatobá, Jequitibá rosa, Ipê branco, Ipê rosa, Palmeira jerivá, Quaresmeira e Pau d’alho estão entre as espécies agora plantadas. Ao todo, o projeto prevê o plantio de mais de 50 mil mudas de árvores nativas e frutíferas em áreas verdes públicas de Hortolândia, dentre outras ações. As primeiras a receber plantios foram uma área de 2.024 metros quadrados na Vila Verde, próxima ao Residencial São Sebastião, e o aterro na região do Parque Perón, nas imediações do complexo prisional.

Conforme explica o secretário-adjunto de Obras, Renato Sarto, “a arborização urbana é de grande importância para a melhoria da qualidade de vida da população de uma cidade. É inclusive difundida através de diversos estudos técnico-científicos que comprovam a conexão entre as áreas verdes e a manutenção da saúde física e psicológica do cidadão. Contribui para a purificação do ar, melhora da qualidade da água e evita a erosão do solo. Temos em andamento ações de interligação da cidade por meio de parques lineares de forma a melhorar a vida, inclusive das futuras gerações. O projeto visa dar mais qualidade de vida à população hortolandense, influenciando na fauna e flora do município, fazendo de Hortolândia um município de referência ambiental, fazendo jus ao nome da cidade”, ressalta o gestor.

As intervenções pela cidade devem se estender até 2024 e envolvem todas as secretarias municipais. Deste modo, busca-se projetar a cidade para os próximos 30 anos, com desenvolvimento econômico e equilíbrio ambiental, tornando-a inteligente e sustentável. O projeto de compensação ambiental das obras que compõem o Programa de Infraestrutura Urbana e Desenvolvimento Sustentável atende aos ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) estabelecidos pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Veja as ações previstas no projeto de Arborização e Paisagismo:

• Plantio de mais de 50 mil mudas de árvores nativas e frutíferas, para melhorar o ar que respiramos e criar pequenos bolsões de floresta nativa, atraindo pássaros e pequenos animais silvestres;

• Criar paisagismo nas principais avenidas do município, plantando de forma ordenada várias espécies de árvores, embelezando a cidade;

• Criar vários canteiros floridos na cidade, com flores que deixem nossa cidade mais colorida;

• Plantio nas calçadas das casas, escolas e postos de saúde, para gerar abrigo do sol;

• Incentivo de atividades educacionais e ambientais envolvendo outras secretarias e à comunidade.

Saiba quais são as APPs beneficiadas, nos meses iniciais do projeto:

• Vila Verde, na região do Residencial São Sebastião

• Olívio Franceschini, próximo ao Terminal Metropolitano