Prefeitura de Hortolândia executa obras de remodelação de espaços do DPBEA

Trabalhos incluem ampliação do gatil, readequação do canil e construção de espaço de maternidade para cadelas e seus filhotes

Hortolândia investe em melhorias para garantir melhor acolhimento para cães e gatos. A Prefeitura realiza obras de remodelação de espaços do DPBEA (Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal).

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, estão sendo executados trabalhos de remodelação dos canis e de ampliação do gatil e de espaços coletivos para os animais. Um dos trabalhos já concluído foi a implantação de uma área de lazer com grama para cães, equipada com estruturas e obstáculos de madeira, pneu e tubos de concreto.

As obras também incluem a construção de uma maternidade para cadelas e seus filhotes. Ainda estão sendo construídas duas salas de quarentena para cães e gatos. Esses espaços são para abrigar animais recolhidos em vias ou áreas públicas pelo órgão que precisam ficar em observação e isolados dos demais animais. Ainda de acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, as obras foram iniciadas em novembro do ano passado e estão previstas para serem concluídas até o fim deste mês. As obras atendem uma ação impetrada pelo Ministério Público Federal.

“A Administração Municipal tem se empenhado em implementar políticas públicas relacionadas à causa animal. Dentre as principais metas está a readequação da estrutura do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal (DPBEA). A reforma visa proporcionar bem-estar aos animais abrigados, bem como espaços devidamente adequados em conformidade com as normas vigentes”, salienta a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Eliane Nascimento Oliveira.

A Prefeitura reforça para a população que maus-tratos a animais é crime ambiental, sujeito à penalidades. A população pode fazer denúncias por meio do aplicativo Agenda Verde, que pode ser baixado nas plataformas Google Play ou App Store pelo celular da pessoa. A identidade do denunciante é mantida em sigilo. Ou ainda pelo telefone do DPBEA, que é (19) 3897-3312.