Feirinha Pet da Prefeitura ajuda 14 animais a encontrarem novo lar

Campanha em parceria com a iniciativa privada aconteceu neste sábado (20/04)

Foi amor à primeira vista. Durante um passeio no Shopping Hortolândia, na manhã do último sábado (20/04), a supervisora de transportes Natália Carvalho Leandro, de 20 anos, se apaixonou pela Jurema, cadelinha vira-lata que participava da 3ª edição da Feirinha Pet, promovida pela Prefeitura de Hortolândia, no estacionamento do centro comercial, em frente ao Supermercado Tenda. Natália voltou pra casa com o novo pet. Já Jurema vai ganhar novo nome, além de ter conquistado um lar.  O prefeito José Nazareno Zezé Gomes prestigiou a Feirinha Pet, onde parabenizou Natália pela adoção e incentivou outros munícipes a adotarem os animais disponibilizados pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável no DPBEA (Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal).

“É muito importante ver a adesão da população em campanhas de adoção de animais. Além destes pets disponíveis na Feirinha, temos outros cães e gatos, filhotes e já crescidinhos, lá no DPBEA. Os animaizinhos são entregues já vacinados e castrados. Toda esta política ambiental, de cuidado e incentivo à adoção de cães e gatos, colabora para evitar o abandono de animais nas ruas. Eu fico muito satisfeito em ver estes animais ganhando um novo lar, onde farão as famílias felizes e serão bem cuidados e felizes também”, destacou Zezé Gomes.

“Eu vim passear no Shopping, para curtir o final de semana. Quando soube da Feirinha Pet, vim dar uma olhada. Essa cadelinha me encantou na mesma hora. Já quis logo trazer ela comigo. Ela se chama Jurema, mas eu vou escolher outro nome para ela quando chegar na minha casa”, disse Natália, muito feliz pela companhia do novo pet.

Durante a Feirinha, que durou toda a manhã, foram adotados 11 cães e 3 gatos. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, todos os animaizinhos disponibilizados para adoção estavam vacinados e vermifugados. Os filhotes poderão ser castrados e microchipados gratuitamente pela Prefeitura, quando chegarem à idade ideal.

“A Feirinha foi um sucesso. Tivemos a participação do Shopping de Hortolândia e o resultado foram muitas adoções de cães e gatos, incentivando sempre a adoção consciente. Também fomos apoiados pelo Supermercado Tenda, que pretende fazer uma parceria futura com o Departamento", anunciou o diretor do DPBEA, Vanderlei Fernando de Azevedo.

De acordo com o gerente geral do Supermercado Tenda, Odair Nascimento, um diálogo será estreitado com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a fim de definir os critérios desta parceria. “Vamos pensar em algo que seja bom para o supermercado e para a Prefeitura, mas sobretudo que seja benéfico para o meio ambiente”, destacou.

A secretária de Meio Ambiente, Eliane Nascimento, sinalizou que a parceria deve destinar inicialmente ração para tratar os animais do DPBEA. “Algumas embalagens comercializadas no supermercado acabam rasgadas, o que impede sua venda. Estes produtos que seriam descartados, podem ser doados para a alimentação dos nossos animais disponíveis para adoção”, ressaltou.

Adote um amigo

Quem não conseguiu ir à feira e está interessado em adotar um amiguinho de estimação, poderá procurar por um pet na sede do DPBEA, que mantém, permanentemente, a campanha "Adote um amigo". Para adotar um animal, é preciso ter 18 anos ou mais e apresentar um documento com foto, como, por exemplo, carteira de identidade ou carteira de motorista, juntamente com um comprovante de residência atualizado. Além disso, os adotantes devem assinar um termo de responsabilidade, por meio do qual assumem o compromisso de cuidar adequadamente dos animais adotados. Neste caso, para levar o amigo para casa, é preciso trazer os equipamentos adequados: caixa de transporte para gatos; coleira e guia para cães.

Atualmente, o DPBEA abriga cerca de 200 animais, entre cães e gatos, que aguardam para serem adotados por lares carinhosos. O Departamento funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h, e está localizado na Rua Athanázio Gigo, Chácaras Recreio 2.000.