Programa Via Rápida, com apoio da Prefeitura, oferece cursos de capacitação profissional para mulheres

Cursos oferecidos são de pintura predial e de pequenos reparos em construção; alunas receberão bolsa-auxílio de R$ 210,00

Para marcar março, o mês da mulher, a Prefeitura de Hortolândia em parceria com o governo do Estado oferece dois cursos de capacitação profissional exclusivos para o público feminino. Os cursos são de pintura predial e de pequenos reparos em construção, ministrados pelo programa estadual Via Rápida. As inscrições devem ser feitas por meio deste LINK. Ao acessar o link, a pessoa deve clicar em “Selecione um município” e clicar em Hortolândia, e depois clicar no link para fazer a inscrição. São 20 vagas disponíveis para cada curso. Podem se inscrever mulheres com idade a partir de 16 anos.

Os cursos serão presenciais, com carga horária de 100 horas/aula. As aulas começam no dia 4 de abril. Os locais e os horários dos cursos serão informados por e-mail. As alunas que tiverem 75% de presença receberão o certificado de conclusão do curso.

Os cursos ainda oferecerão bolsa-auxílio no valor de R$ 210,00. De acordo com o governo estadual, a bolsa-auxílio poderá ser paga a partir do 12º dia de aula, mas por questões operacionais poderá ser disponibilizada somente após o término do curso. A aluna será comunicada por e-mail quando o benefício estiver disponível.

Não receberão a bolsa-auxílio as alunas que já são beneficiárias de seguro-desemprego, previdenciário ou dos programas sociais instituídos pela lei estadual 14.512/2011, que tenham recebido dois pagamentos no ano de referência, e que não tenham concluído o curso.

Mais do que o caráter comemorativo pelo Dia da Mulher, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, João Pereira da Silva, ressalta que os cursos visam incentivar cada vez mais o empoderamento das mulheres e ampliar a participação delas no mercado de trabalho. “As mulheres lutam diariamente por igualdade de direitos e oportunidades. Por isso, é importante que a Prefeitura ofereça para as mulheres cursos de capacitação para que elas consigam conquistar seu espaço no mercado de trabalho e crescer em suas carreiras profissionais. A igualdade de oportunidades para as mulheres traz vários benefícios para o município. Quanto maior a presença das mulheres no mercado de trabalho, haverá cada vez mais geração de renda e emprego”, destaca Silva.