Cães da Guarda Municipal de Hortolândia reforçam patrulhamento em regiões de comércio

Para prevenir furtos e roubos durante o período de compras natalinas, força de segurança da Prefeitura faz “Operação Natal” até o dia 24 deste mês

O patrulhamento feito pela GM (Guarda Municipal) nas três principais áreas de comércio de Hortolândia ganhou um reforço a mais, desde esta quarta-feira (08/12): a participação do Canil Municipal. Dois animais já adestrados, o pastor-belga-malinois de um ano, Ralph, e o pastor alemão com malinois, com pouco mais de dois anos, Ozzi, junto com os agentes tutores, percorrem a pé toda a extensão das vias comerciais onde ocorre a “Operação Natal”, em patrulhamento preventivo. Além disso, os animais também estão aptos a farejar substâncias entorpecentes e a atuar em situações de ataque, quando necessário. Parte do Canil, criado em 2020, já está preparada para atuar em ações de segurança na cidade; a outra parte, formada pelos filhotes Bolt e Órion, ainda está em treinamento.

O patrulhamento acontece no entorno das três principais vias de comércio da cidade: a Rua Luiz Camilo de Camargo, no Centro; na Rua Antônio Fernandes Leite, no Jd. Rosolém; e na Av. Brasil, no Jd. Amanda. A ronda é feita das 9h às 22h, diariamente, com o auxílio da Base Móvel e agora, também, do Canil Municipal. Segundo a Secretaria de Segurança, o objetivo é proteger os munícipes durante as compras de final de ano no comércio local, prevenindo e combatendo ocorrências de furtos e roubos. O reforço segue até a véspera de Natal (24/12).

“O reforço no patrulhamento da Guarda Municipal é para garantir a segurança e a tranquilidade de nossos munícipes durante as compras de Natal. Ralph e Ozzi já estão preparados para integrar o efetivo da GM e estão contribuindo muito nas ações da Instituição, sejam as de prevenção ou nas de repressão”, ressalta o secretário de Segurança Joldemar Nunes Corrêa, o Dr. Jold.

Desde a segunda-feira (06/12), o comércio de Hortolândia passou a funcionar em horário especial, das 9h até às 22h. A medida, tomada em conjunto pelo Sincomerciários (Sindicato dos Trabalhadores no Comércio) de Sumaré e Hortolândia e a ACIAH (Associação Comercial e Industrial de Hortolândia), com apoio da Prefeitura de Hortolândia, tem o objetivo de contribuir com a movimentação comercial nas lojas da cidade.